Secretaria de Agricultura em Ação com a Prefeita Silvana Marinho
e o Secretário DENYS.
Mosca Branca
Nestes oito meses de administração do governo Silvana Marinho a Secretaria Municipal de Agricultura de Santo André, tendo a frente o Secretário Denys Cavalcante, tem se destacado e mostrando no seu trabalho a realização de projetos, programas e muitas atividades desenvolvidas no setor primário onde a agricultura familiar é preponderante ao município no processo de desenvolvimento.
Apoio na aquisição de milho junto a CONAB, distribuição da ração volumosa em parceria com o Governo do Estado, abertura e limpeza de cacimbas em parceria com o MDA e CMDRS, fornecimento de água em parceria com o Governo do Estado, doação de vacina contra a Febre Aftosa e Brucelose, auxílio ao agricultores na renegociação e liquidação das dívidas junto ao Banco do Nordeste, reuniões nas comunidades rurais para levantar as demandas dos agricultores, distribuiçao de raquestes de palma e mudas de plantas em parceira com a SEDAP E UFCG, entre outras.
Dentro deste contexto, estamos buscando prioridades, visando atender a demanda e os anseios do homem do campo, sempre à disposição de todos para quaisquer explicaçõe.
EM NOTA
Esclarecemos a toda população de Santo de André que a Secretaria de Agricultura tem consciência de suas obrigações em desenvolver ações de apoio aos agricultores familiares e tem buscado encontrar alternativas para proporcionar aos mesmos sustentabilidade em suas ações.
No que diz respeito à reportagem exibida pelo J PB 2ª edição, onde trataram da praga da Mosca Branca que vem afetando os Cajueiros do Município e da Região, a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura tem dado todo apoio a EMATER empresa responsável pela assistência técnica aos agricultores, tendo os seguintes técnicos responsáveis: Manoel do Nascimento Batista Pereira ( Engenheiro Agrônomo) e Silvado Ramos dos Santos ( Técnico Agrícola e Biólogo), ambos possuem \aptidões técnicas para dar suporte necessário a todos os agricultores.
No que compete a Secretaria a mesma já entrou em contato com os órgãos competentes que avaliaram os problemas e providenciaram as devidas soluções. Desde já justifico que não pude acompanhar a equipe de reportagem d TV Paraíba por que coincidiu com o dia e horário da cirurgia da minha mãe. Por fim a Secretaria está a disposição para maiores esclarecimentos,José Denys Cavalcante de Oliveira - Secretário de Agricultura.
Sr.Cariri em Notícia // Comenta
Acreditamos que em virtude das dificuldades decorrentes do período de estiagem, deve ter provocado a proliferação da praga da mosca branca nos Cajueiros da Região. O problema já foi alertado e acreditamos que a EMATER com sua competente GERÊNCIA GERÊNCIA REGIONAL, já sabedora da situação, inclusive contando com o apoio da Secretaria de Agricultura de Santo André, que por sinal já havia se mobilizado, quando em nota declarou que está sempre em contato com órgãos competentes que avaliaram os problemas e providenciaram as devidas soluções, por certo teremos doravante ações preventivas.
O momento é de estudo e solução. Cajueiros do Rio Grande do Norte, São Paulo, todo o Nordeste são atacados por essa praga. No Piauí, grande produtor de castanha de caju, a Embrapa desenvolveu óleo que combate a praga.
Ascom - Marcos Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário