quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CONEG DA UBES CONVOCA CONGRESSO E APROVA REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

ALUNOS SECUNDARISTAS DO COLÉGIO DE SANTO ANDRÉ PARTICIPAM DE CONGRESSO NACIONAL DA UBES EM BRASÍLIA
                                        
                                 

Com voto direto dos grêmios estudantis, congresso que acontecerá em novembro será o maior já registrado na história da entidade

Após encontro que reuniu secundarista de todo o Brasil de 5 a 8 de setembro em Brasília, em caráter democrático de votação realizado pelas entidades municipais e estaduais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), convocou para acontecer, entre 28 de novembro a 1 de dezembro de 2013, o 40º Congresso Nacional da UBES, o Conubes.
 
O fórum máximo do movimento secundarista será responsável por debater e aprovar as resoluções que orientarão as ações da entidade na próxima gestão, além de eleger a nova diretoria à frente da UBES no próximo biênio e modificar o estatuto da UBES exigindo um quórum mínimo de 3/5 dos delegados credenciados. Durante as discussões realizadas na última semana, foi alterado durante o Coneg o formato de eleição de delegados para o Congresso. A partir do dia 16 de setembro de 2013, o processo de eleição de delegados será organizada pelos Grêmio Estudantis.


Reformulação do Ensino Médio no norte das mobilizações

Durante o fórum que debateu os atuais desafios da entidade, a construção da Nova Escola para reformulação do Ensino Médio norteou os diversos debates, que colocaram no centro de todas as discussões o acesso à educação como motor do desenvolvimento e soberania nacional.


Aos que acompanharam mesas de debate como a reforma curricular, gestão democrática nas escolas e contra homofobia, as lutas unificadas pela reformulação curricular e a universalização vislumbram um mosaico de lutas nacional que dá forma à UBES. Bandeiras pela mudança no currículo e no planejamento das aulas, assim como a valorização dos professores, acesso e permanência com o passe livre estudantil figuraram os desafios encabeçados pelos secundaristas no processo de mobilização rumo ao Conubes.

Representação de Santo André/Texto dos próprios alunos

A UBES União Brasileira dos Estudantes Secundaristas realizou o CONEG, (Conselho Nacional de Entidades Gerais), e nós alunos da Escola Estadual Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz  de Santo André, recebemos a visita de diretores da AESP (Associação dos estudantes Secundaristas da Paraíba) e representantes da UBES que fazem a busca de jovens no nosso Estado. 

Lá na nossa escola foi realizado um pequeno congresso para fazer a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), que é formado por uma diretoria, no caso, uma comissão de dez, que com a presença de todos os alunos do ensino fundamental e médio 2, é formado a diretoria democraticamente com a votação de todos que estão em congresso, dai então formada a comissão de dez são escolhidos os delegados para representar o seu município e estado no CONEG, são eles: Alícia Barreto, Marcia Denize, Gerson Benjamim. 

Que ocorreu na cidade de Brasília nos dias de 5 à 8 deste, e nesses quatro dias de congresso em Brasília, passamos nosso tempo assistindo palestras ou melhor dizendo, plenárias, nas quais as pautas tratadas eram sobre educação, passe livre, esporte, politica estudantil entre outros. 

Em fim, tivemos uma experiência única e maravilhosa, pois é com este aprendizado que iremos fazer a busca de melhorias e de propostas para nosso estado e município.

Na nossa chegada em João Pessoa, fomos recebidos pelo vice prefeito Arimatéa Porto, o qual nos recebeu condignamente.

Matéria dos próprios alunos: Alícia Barreto, Marcia Denize, Gerson Benjamim

Colaboração/Sr. Cariri em Noticía 

Nenhum comentário:

Postar um comentário