quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeita Silvana Marinho esclarece sobre onda de denúncia infundada no fornecimento dágua por carro pipa em Santo André e consegue perfuração de mais dois poços

A Prefeita Silvana Marinho, seu Vice Arimatéa Porto e Assessoria, estiveram ontem (29) no Gabinete da Casa Civil do Governador, com o Secretário, Deputado Adriano Galdino, para solicitar mais dois carros pipa, para o município, mas para sua SURPRESA, estava para ser suspenso abastecimento d'água com os três carros pipa que servem ao município. Pasmem! Motivo: DENÚNCIA DE UM PSEUDO RADIALISTA E UM VEREADOR.
A Prefeita Silvana Marinho, que estava munida de documentação, para o pedido, apresentou de imediato as provas e esclareceu a verdade sobre a onda de  denúncia infundada, uma mentira que precisa ser desfeita, e de imediato o Secretário telefonou para  Efraim Morais,  Secretário de Infraestrutura do Governo da Paraíba, que ficou de estudar a possibilidade de atender o pleito e a manutenção dos carros pipa existente.
  
O Secretário Adriano Galdino garantiu a perfuração de mais poços, sendo estes  perfurados com as novas máquinas adquiridas pelo Governo do Estado, que tem capacidade de perfuração profunda, garantindo que dos cinco, dois serão de grande vazão, assegurando assim, uma melhoria para o município e amenizando o sofrimento da população.

Silvana, destacou ainda que a Prefeitura de Santo André mantém excelente trabalho isto permanentemente e com bastante assistência sem olhar a quem, pois todos têm direito ao recebimento dágua e continuará a combater a seca e seus efeitos no município.

Sr. Cariri em Notícia




GINECOLOGISTA QUE FAZ HISTÓRIA NA MEDICINA DO CARIRI

.Na residência do meu amigo Manoel germano , ladeado de sua filha Jussara e do ilustre amigo Manoel.Que maravilha!!!!


Transcorre hoje (30) o Dia do Ginecologista e dentre os profissionais que atuam na região há 36 anos, está Dr. Marinho, alvo de nossa reportagem pela sua atuação médica, sua dedicação, cuidando da saúde das mulheres.

Num ano em que o Governo Federal contrata médicos estrangeiros  para incentivar a interiorização da medicina, Dr. Marinho já fazia isso desde 1977 vislumbrando o futuro, muitas das vezes trabalhando de graça pelas caatingas deste semi-árido. Conhecidíssimo pelo trabalho prestado, contempla Gurjão, Santo André e Parari na assistência permanente além de outras inúmeras cidades, sempre requisitado, reconhecido pela sua capacidade e profissionalismo.

Em conversa com Dr. Marinho, no seu  Gênesis,  tudo foi difícil sofrendo até perseguição por está trabalhando pela população. O tempo foi passando e este médico que já foi prefeito por duas vezes em Santo André, se confunde com a história da medicina caririzeira, fazendo carreira no interior, trabalhando quase 24 horas por dia. Dr. Marinho fez um relato de sua trajetória quando deu os primeiros passos na medicina.
Quando comecei a trabalhar como médico em Gurjāo,que nessa época abrangia o distrito de Sto. André , que passou à cidade , com a sua emancipação política, no ano 1978 , há 35 anos, estas medíocres pessoas que me fazem críticas , não eram nem nascidas, com certeza passaram pelas minhas mãos trazidas pelas suas genitoras para tratar-se de uma pneumonia ou uma diarreia mesmo.
Não conhecem a minha vida junto a seus familiares nas épocas mais difíceis que passaram em suas vidas. 
Sem aposentadoria rural ; sem bolsa familia. Era a época da cachorra magra. Prevalecia a fome e as doenças oportunistas da desnutrição. Todos os médicos que por aqui passaram duraram pouco porque não havia vantagem financeira para aqui ficar. Mas eu permaneci cuidando das famílias destes delinquentes e deles também com certeza.!!!!!
Sou um profissional preparado para trabalhar em qualquer região do estado e do País, onde as condições para o médico cobrar seu trabalho, suas cirurgias, eram favoráveis.
Mas pela simplicidade, humildade e missão que Deus me deu, aqui fiquei não só em Sto. André mas em todas as cidades do cariri para cumprir a minha missao: cuidar das pessoas mais carentes.
Assim fiz sem ganância sem orgulho, sem cobrar pelas milhares de cirurgias que fiz sozinho com a mão de Deus me guiando para salvar vidas.
Como prefeito, fui perseguido com várias denúncias infundadas para tomar meu tempo e sujar minha imagem venci todos e consegui fazer uma administração extraordinária e conquistar o amor destas pessoa que nos amamos reciprocamente. Este é o motivo da inveja deles.Vocês nunca conseguirão tal proeza!!!!! Imbecis

                          Em 1977 era apenas um embrião

José Herculano Marinho Irmão, ou simplesmente Dr. Marinho, que foi criando vida profissional e social, formando uma família cujo fruto tem um DNA perfeito, sua filha Silvana Marinho, hoje a exemplo do seu genitor, prefeita de Santo André e juntamente com todos os seus irmãos e demais familiares, parabeniza o seu Pai Ginecologista, Dr. Marinho, que como sabemos Deus lhe deu o Dom de entender o lado feminino de conhecer a importância das mulheres em trazer a vida através das mãos de um Ginecologista.

Parabéns Papai Marinho!

Família Marinho

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos participam de oficina


Mais três médicos cubanos    desembarcaram no aeroporto Castro Pinto para trabalhar nos municípios paraibanos pelo Programa Mais Médicos. Eles chegaram no sábado (26) e nesta terça-feira (29) começaram a participar de uma oficina que está sendo realizada no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o próximo dia 1º. 

Nos quatro dias eles terão conhecimentos sobre assistência farmacêutica; atenção básica; redes e regionalização; vigilância; farão visita a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde de João Pessoa e irão aos municípios onde trabalharão. 

Reynaldo Diaz Martinez é cubano, fez o curso lá e estava atuando em Portugal. Ele vai trabalhar no município do Conde. Já Wilian Blanco Lopes vai para São José de Piranhas e Violenia Engracia Dias Arias para Bernardino Batista. Ela, que tem 23 anos de experiência na atenção básica, falou que a vinda para o Brasil tem o espírito colaborativo acima de tudo. “A minha intenção de sair de Cuba é colaborar em outros países para ajudar aos povos que mais necessitam”, disse ela. 

A vinda dos três profissionais faz parte do 2º ciclo do Programa Mais Médicos. No total, serão 10 estrangeiros e 26 brasileiros. No primeiro ciclo foram 47 brasileiros e 13 estrangeiros. 

Quanto à necessidade de haver um terceiro ciclo, a gerente operacional da Atenção Básica, Shenia Maria Felício Felix, explica que vai haver um estudo. “A Comissão Estadual do Programa Mais Médicos vai fazer um levantamento dos municípios que solicitaram médicos pelo Programa Mais Médicos e ainda não receberam profissionais”, observou.

Senar define ações de capacitação aos produtores do município de Santo André

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) vem trabalhando em todo o Estado para implantar nos municípios programas de qualificação profissional voltada à população rural.

São vários cursos técnicos oferecidos e de formação inicial  continuada que em muito contribuirão para o desenvolvimento no setor agrícola de acordo com a vocação de cada região e localidade.

Sabedora disso, e com seu tino de empreendedorismo  a prefeita de Santo André, Cariri paraibano, Silvana Marinho e sua assessora a Médica Veterinária Erileide Lima, se reuniram nessa manhã (29) com o Superintendente do SENAR, Sérgio Martins e  sua equipe técnica para definir ações de capacitação aos produtores do município.

Silvana reivindicou ao Superintendente do SENAR  que no estudo para a implantação dos programas em Santo André, tivesse a participação do Pronatec.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que  foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o que seria muito proveitoso no seu município para que os jovens filhos  de agricultores e produtores rurais fossem qualificados e possam exercer suas atividades no próprio município, gerando renda sem a necessidade de irem para outros rincões a procura de oportunidade, com isto evitaria o êxodo rural.

No final do encontro o Superintendente do SENAR, Sérgio Martins disse a prefeita:

“Nós levamos às pessoas do campo a capacitação, dando a elas a oportunidade de trabalhar e gerar renda”.

A partir deste instante as partes estarão envolvidas no processo de materialização das ações com os devidos entendimentos via Prefeitura sendo que o homem do campo possa viver bem no semiárido, buscando através da capacitação, mudança de atitude nos produtores rurais, diante da seca.

Ascom – Marcos Moura

Manoel Junior e Nonato Bandeira se unem em Brasília para liberar R$ 21 milhões

Recursos serão para implantação do Centro de Inclusão para pessoas com deficiência 

Paraibanos foram recebidos por Claudinei Nascimento
O coordenador da Bancada da Paraíba, deputado Manoel Junior (PMDB-PB) e o vice-prefeito de João Pessoa e coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência, Nonato Bandeira (PPS-PB), foram juntos ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tentativa de sensibilizar o Governo Federal a liberar parte dos recursos necessários para a implantação do Centro de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência de João Pessoa, que hoje, funciona precariamente em casa alugada, sem equipamentos próprios e o prédio com mínima estrutura de acessibilidade e segurança.

Durante visita ao Palácio do Planalto, o deputado e o vice-prefeito foram recebidos pelo secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Claudinei Nascimento e saíram da reunião, com boas expectativas de que os recursos, na ordem de R$ 21 milhões serão liberados.

“Somos a terceira Capital do País, com o maior número de pessoas com deficiência e temos somente em João Pessoa, mais de 90 mil portadores de necessidades especiais e não podemos poupar esforços, para atenuar as dificuldades encontradas por essas pessoas”, declarou Manoel Junior. “A Bancada da Paraíba está atenta e permanece unida em defesa de uma causa tão nobre como esta”, disse peemedebista.

Segundo Manoel Junior, o Centro ofertará atividades esportivas, culturais e de informática, além de orientar os portadores de necessidades especiais e suas famílias sobre os seus direitos.

Lá, serão atendidos portadores de necessidades especiais de João Pessoa e de toda a Região Metropolitana."Pretendemos ampliar de maneira significativa o atendimento a pessoa com deficiência, não somente na Capital, mas na Paraíba como um todo”, declarou Manoel Junior.

Nonato disse que o Programa criado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) e coordenado por ele já fez um diagnóstico dos serviços e equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para atender aos deficientes, além de promover um levantamento de todas as entidades, órgãos e instituições que trabalham diretamente na área.

"O que ofertamos hoje está muito aquém das necessidades. Precisamos ampliar [e muito] o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais e suas famílias”, declarou Nonato. “Estamos focados nisso e não temos dúvidas, que vamos mudar esta realidade”, declarou.

Segundo o vice-prefeito, somente em João Pessoa, são aproximadamente mil e duzentas crianças e adolescentes com deficiência fora da sala de aula. “A Prefeitura de João Pessoa já está trabalhando para mudar este quadro. Teremos mais recursos para instalações adequadas nas escolas municipais e faremos parcerias com instituições como a Apae, Pestalozzi e o Instituto dos Cegos para revertermos esta situação”.

Para Nonato, o deputado Manoel Junior tem tido um papel importante para que a ampliação do Centro de Inclusão de Pessoa com Deficiência saia do papel. “Ele abraçou a nossa causa e não tem poupado esforços em nos ajudar”, declarou. “O apoio da Bancada tem sido muito importante para a concretização deste sonho”.


Assessoria de Manoel Júnior