O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) formalizou, na tarde desta quarta-feira (21), a aquisição de mais 1.245 caminhões pipa. A ação universaliza a compra dos equipamentos que serão usados para reforçar a infraestrutura hídrica das comunidades rurais de 1.440 municípios do Semiárido. Os maquinários foram adquiridos no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
A aquisição dos caminhões pipa integra o conjunto de cinco equipamentos anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no início do ano. A ação inclui ainda a entrega de retroescavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras e caminhões-caçamba.
“O Semiárido brasileiro tem uma característica específica. Por isso, nós entregamos os cinco equipamentos. Os maquinários chegam de forma gratuita para o gestor municipal. “Vamos entregar, ao todo, mais de 18 mil máquinas para mais de cinco mil prefeituras. A entrega beneficia a agricultura familiar, o rural brasileiro e também a indústria do país”, enfatizou Laudemir Müller.
Mais de R$ 325 milhões foram investidos na obtenção dos caminhões pipa. As empresas Mercedes, International Caminhões e Man Latin America foram vencedoras do processo licitatório, realizado em cinco lotes diferentes para o Semiárido.
A licitação das máquinas foi realizada, primeira vez, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que dá celeridade às contratações. “A escolha da modalidade reflete os esforços do MDA para equipar e estruturar os municípios, já que o RDC reduz em até pela metade a duração do pregão tradicional”, explica a coordenadora-geral de Administração e Recursos Humanos da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa/MDA), Vânia Francato.
A entrega dos caminhões pipa para os municípios contemplados pelo PAC será iniciada em 30 dias, contatos após a assinatura dos contratos, que ocorreu nesta quarta-feira. Em seis meses, todas as máquinas adquiridas serão entregues. Os municípios selecionados estão localizados no Semiárido ou em locais reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à falta de chuva.
imprensa@mda.gov.br /Sr Cariri em notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário