Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), participou no começo da tarde desta segunda-feira (26), de mais uma visita da comissão ao canteiro de obras no Eixo Leste na cidade de Monteiro no Cariri paraibano.
Vital que chegou em Monteiro ao lado do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, e de demais membros da comissão, discursou para os presentes, sendo bastante elogiado. Deputados, prefeitos da região, e senadores membro da comissão, reconheceram o esforço de Vital em destravar a burocracia que impedia o andamento da obra, e com isso, garantir a retomada dos trabalhos nos trechos considerados críticos.
Em seu discurso, Vital do Rêgo destacou a importância da Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste, particularmente, para a Paraíba. Ele lembrou que a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e quando estiver pronta vai beneficiar 12 milhões de nordestinos distribuídos em quase 400 municípios dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Emocionado, Vital lembrou que a transposição era um sonho antigo acalentado por muitos nordestinos, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve coragem de realizar e a presidente Dilma Roussiff (PT), está dando continuidade.
Na condição de presidente da Comissão Externa de Acompanhamento da obra, Vital disse que tem procurado dá a sua contribuição para que o sonho vire realidade. A obra segundo ele, sofreu alguns percalços mas agora foi retomada para valer graças a determinação do governo na pessoa do Ministro Fernando Bezerra.
Ainda em sua fala, Vital do Rêgo lembrou que o trecho da transposição que passa por Monteiro terá papel importante para todo o conjunto da obra do “Velho Chico”.
Vários parlamentares elogiaram o senador paraibano pela determinação em assegurar a retomada da obra nos trechos que antes estavam paralisados. O deputado estadual Francisco Quintans (PSDB) lembrou que em abril deste ano, Vital levou o Ministro da Integração e demais membros da Comissão a cidade de Monteiro, onde foram identificados alguns problemas que obstaculavam a execução dos serviços. Menos de 4 meses depois, toda a burocracia foi destrava e a obra retomada a todo o vapor.
Vital acredita que até o final de 2014, as obras referentes ao último lote do projeto, será inaugurada beneficiando milhares de paraibanos. No total o eixo Leste da Paraíba com terá 100 KM de água. “Todos os lotes estão funcionando. Só restava este, cujas obras foram retomadas” declarou o senador. Ele reafirmou que em 2015 todos os lotes estarão concluídos, garantindo 200 km de água para o Estado.
Vital acrescentou que essa nova a visita foi importante para o andamento das obras. “ Estamos confiantes de que em breve vamos transformar a realidade do Nordeste brasileiro – disse o senador.
A Paraíba é o Estado que terá o maior número de reservatórios contemplados com as melhorias na infraestrtura hídrica. Ao todo, serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco.
Esta foi a terceira visita da comissão presidida por Vital ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril deste ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Hoje os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro.
Além de Vital e do Ministro Fernando Bezerra, participaram da visita os senadores Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima, o Ministro das Cidades Agnaldo Ribeiro, entre outras autoridades.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programade Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Com conclusão prevista para 2015, o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário