O papa Francisco pediu nesta sexta-feira aos cardeais que cedam menos ao pessimismo e busquem novos métodos de evangelização para atrair mais fiéis à Igreja Católica e levar o discurso a todas as partes do planeta.
Em reunião com os prelados, seu único evento marcado para o segundo dia de papado, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi aplaudido pelos cardeais que participaram do evento, que contou inclusive com os maiores de 80 anos.
Papa Francisco
Papa Francisco saúda fiéis e jornalistas ao chegar à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para reza
"Nos últimos dias, percebemos o efeito e a solidariedade da igreja universal, e também o interesse de muitas pessoas que não compartilham de nossa fé. De todos os modos, eles respeitam a nós e à Santa Sé".
Considerando a circunstância, o pontífice pediu que os prelados aproveitem para recuperar o papel da evangelização. "Não cedamos ao pessimismo e à amargura que o diabo nos oferece todos os dias. Tenhamos coragem de perseverar, de encontrar novos métodos de evangelização, de levar o Evangelho a toda a Terra".
Nesse sentido, incentivou os líderes da igreja a doar sua sabedoria aos mais jovens. "A metade de nós está na velhice. A velhice é a sede da sabedoria da vida, de ter percorrido a vida. Doemos essa sabedoria aos mais jovens, como um bom vinho, que melhora com a idade".
'IRMÃOS'
Francisco voltou a chamar os cardeais de irmãos e pediu a união do clero. "Somos irmãos, os cardeais são os sacerdotes do Santo Padre, vivamos essa comunidade, a amizade da proximidade fará bem a todos nós".
Ele ainda agradeceu seu antecessor, o papa emérito Bento 16, que elogiou por ter "revigorado a igreja com bondade, fé, conhecimento e humildade". "Dedico-lhe um pensamento cheio de afeto e de profunda gratidão. Ele foi um intérprete humilde e paciente de seu ministério, um patrimônio espiritual para todos".
O discurso aconteceu após uma mensagem de agradecimento do decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, ao novo papa, que se levantou para agradecê-lo pelo discurso, um gesto espontâneo e incomum.
Seguindo a imagem de simplicidade que passou, Francisco se vestiu com a túnica branca que marca o papado e a cruz de latão que usava desde quando era arcebispo de Buenos Aires. Nos próximos dias, o pontífice fará a oração do Ângelus, no domingo (17), e fará sua posse formal em cerimônia na terça (19), dia de são José.
FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário