quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cássio: "Brasil não vai crescer por espasmos nem soluços"



Parte superior do formulário
Image 

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei de Conversão 1/2013, originário das alterações feitas na Câmara dos Deputados à Medida Provisória (MP) 582/12. A matéria, que segue para sanção presidencial, amplia a desoneração da folha de pagamentos para diversos setores, tributando a receita bruta em substituição às contribuições para a Previdência. A MP também concede outros benefícios para estímulo da economia, que totalizam uma renúncia fiscal de R$ 16,48 bilhões entre 2013 e 2017.

O senador Cássio Cunha Lima votou a favor da matéria, mas pediu a palavra para externar a preocupação dele com o que chamou de “tentativa frustrada que o governo federal tem de fazer o nosso país se desenvolver por espasmos”.

- Não será com soluços que o Brasil será a nação competitiva e moderna que queremos – resumiu Cássio. E explicou: “A Medida Provisória nº 582 está no contexto do programa intitulado ‘Brasil Maior’, lançado com holofotes e muito barulho. Só que o Brasil maior que o governo federal tenta alcançar atingiu um crescimento de apenas 1% do seu PIB. O Brasil não está maior, porque crescimento de 1% não fará o nosso país maior. E é preciso que o governo tenha, portanto, humildade de reconhecer onde erra”.

BARGANHA POLÍTICA- Para o senador está claro que há algo errado: “Há algo que precisa ser corrigido, há algo que precisa ser transformado para que o Brasil cresça de maneira permanente e sustentável. E o Governo faz medidas provisórias, que contam com o nosso apoio, como instrumento de barganha política, porque, se tivéssemos uma ação permanente e estruturante para a nossa economia, as medidas provisórias, em alguns casos, não durariam até o ano que vem. E há de se pensar: por que será que uma medida tão positiva tem um prazo de validade tão curto? Por uma razão simples – responde o próprio Cássio – o governo federal faz aquela política atrasada de oferecer estímulos a prazo limitado, para poder, novamente, na eleição seguinte, barganhar com setores da economia a prorrogação desses estímulos”.

PROJETO DE PODER - Sem meias palavras, Cássio afirmou: “O Governo do PT tem se utilizado de todos os instrumentos para se manter no poder. É o aparelhamento da máquina pública que cresce de forma assustadora; é a concessão de estímulos à produção, que nós apoiamos e insistimos, mas a prazo limitado – repito –, para que seja instrumento de barganha eleitoral a cada pleito; e o Brasil perdendo oportunidades que são, talvez, únicas para crescer”.

Por fim, Cássio Cunha Lima deixou patente a sua fina sintonia com Aécio Neves: “O senador Aécio tem sido preciso na sua luta, tem sido coerente na sua trajetória de defender estados e municípios do nosso pacto federativo, atacado cada vez mais”. E alertou: “Caminhamos para nos transformar em um País unitário. É preciso que estejamos muito atentos aos problemas que o Brasil enfrenta. O problema é que o governo federal deixou de ter um projeto de país para abraçar, única e exclusivamente, um projeto de poder”.

Entenda a MP 582/2012:

A Medida Provisória 582/2012, aprovada no Senado Federal nesta quarta-feira (27) como Projeto de Lei de Conversão 1/2013 (porque recebeu emendas na Câmara dos Deputados), que segue agora para sanção presidencial, amplia a desoneração da folha de pagamentos para diversos setores, tributando a receita bruta em substituição às contribuições para a Previdência. A MP também concede outros benefícios para estímulo da economia, que totalizam uma renúncia fiscal de R$ 16,48 bilhões entre 2013 e 2017.

Entre os setores beneficiados pela medida provisória, poderão pagar alíquota de 2% sobre a receita, até 31 de dezembro de 2014, as empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros; de transporte ferroviário e metroviário de passageiros; de prestação de serviços de infra-estrutura aeroportuária; de engenharia e de arquitetura; as que prestam serviços de manutenção de veículos e equipamentos militares e aeroespaciais; e as de serviços hospitalares.

Com alíquota de 1%, serão beneficiadas as transportadoras rodoviárias de cargas; de táxi aéreo; empresas jornalísticas e de radiodifusão (exceto cooperativas); e as que recuperam resíduos sólidos para reciclagem, além de castanha e suco de caju, melões e melancias, fogos de artifício, livros e jornais, absorventes higiênicos, armas e munições.
Parte inferior do formulário

FONTE:CARIRI LIGADO

Taperoaense pode ser o 2° brasileiro a ir ao espaço


Dizem que sonho de criança é fantasia pura e não se realiza. Pois não é o que acredita o Taperoaense Felipe Sérvulo (24). Desde criança Felipe sempre foi um amante da ufologia, hoje, já na adolescência ele alimenta o sonho de um dia poder ir ao espaço, para isso, ele não mede esforços e segue quebrando as barreiras de morar numa cidade do interior da Paraíba, longe do único Centro Espacial do País, mas que isso, Felipe mora em um País com pouca tradição no setor espacial, portanto, distante dos principais centros espaciais do mundo, que são: Estados Unidos e Rússia. O que torna tudo ainda mais difícil.
Ir ao espaço é um sonho alimentando por muitos, mais lamentavelmente a grande maioria não consegue lograr êxito. Mesmo assim, Felipe segue dando exemplo, na certeza que todo sonho pode virar realidade dependendo do esforço e dos sacrifícios dedicados a ele. Por isso, Felipe já conseguiu seu primeiro certificado internacional (Curso Astronomia, Duke University) ministrado pelo Dr. Ronney, atualmente professor em Harward. O curso durou 03 meses com finais de semana de estudos árduos, o que fez o jovem sacrificar até mesmo as suas férias.
A oportunidade de Felipe Sérvulo ir ao espaço surgiu porque uma marca de desodorante está recrutando jovens do mundo todo para uma viagem ao espaço. Inicialmente, haverá um desafio nacional, o qual irá selecionar oito brasileiros por meio de votação pelo site da empresa. Estes viajarão para Orlando (EUA), onde passarão pelo processo final de seleção. Nesta etapa, os candidatos irão participar de três missões de treinamento. Um grupo de especialistas vai selecionar os 22 mais bem preparados para ir ao espaço. Os vencedores da competição viajarão a 103 km de altitude com uma empresa de turismo, em dezembro de 2013.
“O espaço sideral é um lugar que sempre me fascina desde criança, é de lá que todos nós viemos e um dos meus maiores sonhos nessa vida é de viajar para o espaço” ressaltou Filipe.
Filipe é natural de Taperoá, interior da Paraíba, astrônomo, estudante de Física, trabalha atualmente no Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB de Taperoá e sempre sonhou em conhecer o espaço sideral.
Primeiro brasileiro no espaço: O primeiro astronauta brasileiro foi o coronel Marcos Pontes, que viajou na ‘Missão Centenário’, em 2006, época em que o militar tinha 43 anos. A base de lançamento foi Baikonur, no Cazaquistão, com destino a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) e durou 10 dias.
A ‘Missão Centenário’ foi criada, definida, contratada e gerenciada pela Agência Espacial Brasileira, que é o único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país.
A missão visava realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro.
Chances de Felipe Sérvulo: Ele precisa ficar entre os oito candidatos mais votados que serão selecionados na etapa nacional, por isso ele precisa muito dos votos dos internautas que podem votar através da internet no endereço eletrônico: https://www2.axeapollo.com/pt_BR/45213/felipe-servulo
Até a publicação desta matéria, Felipe estava entre os 05 mais bem colocados, portanto entre os oito possíveis selecionados. A votação encerra no dia 21 de abril. Se conseguir o feito, Felipe promete levar as bandeiras de Taperoá  e da Paraíba ao espaço.
Dezenas de jovens Taperoaenses se mobilizam na internet: “Achamos que é possível sim, se o povo da Paraíba ajudar, ele vai conseguir sim. Para realizar é preciso sonhar. Estamos acreditando nisso”, falou um dos amigos de Felipe.
FONTE:  Com Mais Taperoá

Rompimento de cabos causa pane na operadora TIM na Paraíba




28 de Fevereiro de 2013
A operadora de telefonia móvel TIM voltou a apresentar problemas durante toda a manhã desta quinta-feira (28) em várias cidades da Paraíba. Segundo a operadora, um cabo de fibra ótica na rede do provedor interrompeu os serviços. Os serviços só voltaram a funcionar no início da tarde desta quinta-feira (28).

Desde o início da manhã que diversos internautas relataram nas redes sociais que não estavam conseguindo realizar ou receber chamadas. Alguns usuários informaram ao Portal Correio que a pane começou por volta das 9h30, desde então, os serviços de voz e dados da operadora estão comprometidos.

De acordo com assessoria da TIM, um rompimento de cabos de fibra ótica na rede do provedor interrompeu os serviços de voz e dados da operadora. Equipes técnicas da operadora trabalham em conjunto com os fornecedores para o breve restabelecimento dos serviços nas localidades afetadas.
FONTE:VITRINE DO CARIRI

Polícia esclarece furto de provedor






Polícia identifica e prende responsável por roubo de equipamentos de provedor de Internet no Cariri

O motorista de um veículo alternativo identificado por Adriano Ribeiro da Silva, 32 anos, natural de Puxinanã e atualmente residindo no Distrito de Catolé de Boa, Campina Grande, foi detido na tarde desta quarta-feira (27), sob acusação de ser o responsável pelo furto dos aparelhos de Internet pertencente à ONDANET E LINKNET, que estavam instalados às margens da BR-412, próximo ao Distrito de Santa Luzia, município de Serra Branca, fato ocorrido na última sexta-feira (22).

Com as imagens do furto divulgas em diversos sites do Cariri, inclusive no Portal VITRINE DO CARIRI, a Polícia Civil de Serra Branca, tendo a frente o Delegado Rodrigo Monteiro, instaurou Inquérito Policial, ouviu testemunhas e, após analisar com detalhes as imagens conseguiu chegar a Adriano Ribeiro da Silva, que foi preso no momento que prestava depoimento.
 
Segundo o Delegado Titular de Serra Branca, Rodrigo Monteiro, as investigações devem prosseguir no intuito de se identificar possíveis receptadores, como também demais pessoas que teriam auxiliado o preso na empreitada criminosa. Ainda segundo o Delegado, os três arrombamentos anteriores estão sendo investigados para se confirmar ou não a participação ou envolvimento do preso nos mesmos.

OBJETOS APREENDIDOS NA CIDADE DE BOA VISTA

Segundo Rodrigo Monteiro, além de pedir à justiça a prisão do acusado, também foi solicitado um mandado de busca e apreensão domiciliar na residência de familiares na cidade de Boa Vista.

Alguns equipamentos subtraídos pelo acusado foram apreendidos e recuperados durante cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar mencionado e serão, oportunamente, devolvidos aos proprietários.

A operação contou com a colaboração de policiais da 4ª DRPC e das Delegacias de Sumé e São João do Cariri..



VITRINE DO CARIRI
Ascom – 4ª DRPC

Chuvas! Queremos Arcas de Noé!


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República!
Cuba Urgente! O Raúl Castro é a cara da Palmirinha! O Raúl Castro se parece mais com a Palmirinha do que com o Fidel! Então o Raúl Castro é irmão da Palmirinha!
E atenção! Sucessão de piadas prontas numa única piada pronta: "Time do Peru pretende usar Viagra para amenizar os efeitos da altitude em Cusco". Peru, Viagra e Cusco! Isso não é um jogo, é suruba!
E como disse o meu amigo no Twitter: carrinho por trás é estupro e marcação homem a homem é assédio! E entrada por trás vai dar cartão vermelho ou um jantar depois? Rarará! E o médico que recomendou o Viagra, ainda por cima, se chama Afonso SEGURA! Segura Cusco! Rarará!
E esta outra piada pronta direto do "Correio Popular", de Campinas: secretário da Cultura, Ney Carrasco, indica Rodrigo Morte para a Sinfônica Municipal. Então vão tocar a Marcha Fúnebre! Sinfônica de Carrasco com Morte toca "Marcha Fúnebre"! Rarará!
E num aguento mais chuva! Já tô ficando com cara de ácaro! Chama o Noé! O Brasil tá precisando de uma Arca de Noé! Mas nova! Porque a do Noé deve estar com um cheiro de mofo horrível. Rarará!
O Sudeste virou Chuveste! Chuveste Stallone. Pancada! Chuva porrada. Como diz em Minas: tromba d'água! O Sudeste tá parecendo
o WikiLeaks com o VatiLeaks: vaza o teto, vaza a parede, vaza tudo!
E quando passa vista aérea na televisão? Só teto! Só aparece teto. E casa submersa tem que pagar IPTU? Tem! Imposto para Tetos Úmidos! E IPI é Imposto Para Produtos Inundados!
E pra gente se bronzear vai ter que tomar sol no micro-ondas. Liga o aparelho e enfia a cabeça! Passa bronzeador e aperta a opção descongelar!
Queremos barco com isenção de IPI! E Rodoanel é todo mundo com rodo na mão! Rarará! É mole? É mole, mas sobe! Ou como disse aquele outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece!
Os Predestinados! É que tem um veterinário chamado Renan Médico da Silva. Um engenheiro especialista em energia eólica: José Carlos Brisa. E em Curitiba, o funcionário da área de empréstimos da Caixa Econômica Federal se chama Paulo Generoso. Por isso que nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã.
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
José Simão

José Simão começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Entrou na Folha em 1987 e mantém uma coluna que considera um telejornal humorístico.
FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

IFPB de Monteiro abre inscrições para curso de Corte e Costura



Image 

O Instituto Federal da Paraíba – IFPB estará realizando o curso de Corte e Costura do Programa Mulheres de Talento. As inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira, 04 e se estenderão até a sexta-feira, 08, no horário das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Serão oferecidas 80 (oitenta) vagas sendo 40 vagas pela manhã e 40 vagas pela tarde.

Os interessados deverão procurar o campus do IFPB Monteiro munidos com a seguinte documentação: fotocópia e original da Carteira de Identidade ou documento com foto e CPF; comprovante da conta de energia elétrica da residência familiar do último mês; comprovante de escolaridade (dispensado para não alfabetizadas); comprovante de renda e/ou comprovante de participação no Programa Bolsa Família.

O curso de Corte e Costura é uma realização do IFPB Campus Monteiro, através do Programa de Extensão Universitária e apoio da Prefeitura de Monteiro.
FONTE:CARIRI LIGADO


NADA DE ROMPIMENTO: 'Ricardo visita Cássio Cunha Lima em Brasília'



 Image

O governador Ricardo Coutinho visitou nesta terça-feira (26), o senador Cássio Cunha Lima, em Brasília, onde conversou sobre os projetos de interesse da Paraíba. Ricardo também convidou Cássio para participar na próxima sexta-feira (1), às 16h, da assinatura da Ordem de Serviço da estrada PB-138, ligando Catolé de Boa Vista a Campina Grande.  

Cássio reivindicou a construção da estrada, cujo acesso atualmente é feito no barro. A obra representa um investimento de R$ 13,9 milhões com recursos do Tesouro Estadual e da Cooporação Andina de Fomento (CAF) e beneficiará mais de 350 mil habitantes. Serão 18 km de estrada nova em CBUQ, mesmo material utilizado em rodovias federais. 

A assessoria do senador informou que a conversa com o governador foi extremamente positiva por ele ter se atualizado ainda mais sobre a administração estadual e com o governador elencando as prioridades dele junto aos organismos federais em Brasília para que se possa cobrar mais atuação do Governo Federal na Paraíba, principalmente no que diz respeito às ações para necessárias na área de infra estrutura e na atenção à seca que ainda atinge fortemente a Paraíba.

A visita do governador foi feita dias depois de um ser divulgado um convite do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, para que o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) se filiasse à sigla. A informação gerou desconforto no grupo político de Cássio, que preferiu não comentar a aproximação do peemedebista ao bloco do governador.
FONTE:CARIRI LIGADO

Bento 16 diz que renuncia, mas não volta à 'vida privada'


Sucessão Papal

O papa Bento 16 disse na manhã desta quarta-feira, em sua última audiência pública como papa, que, a despeito da renúncia --que só encontra paralelo quase 600 anos atrás-- não vai voltar à sua vida privada.
"Quem assume o ministério de São Pedro não tem mais qualquer privacidade. Ele sempre pertence totalmente a todos e a toda a igreja. Não retorno à vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências. Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor crucificado", disse Bento 16 na praça de São Pedro, no Vaticano.
"Sua vida é, por assim dizer, totalmente excluída da esfera privada. Eu pude experimentar isso e experimento agora."
Bento 16 disse ainda que não vai se afastar da igreja, pois continuará a fazer parte de encontros religiosos. "O papa pertence a todos, e todos pertencem a ele. Minha decisão de renunciar ao exercício ativo do ministério não revoga a este cargo. Continuarei tendo encontros e participando. Em orações, continuo, por assim dizer, no recinto de São Pedro", afirmou.

Última audiência do Papa Bento 16

·             



Filippo Monteforte/AFP

Multidão de fiéis com cartazes e faixas aguardam a última audiência geral de Bento 16, na praça de São Pedro, no Vaticano...
Bento 16 disse também agradeceu aos fiéis pela "compreensão com qual receberam uma notícia assim tão importante". Disse que está "consciente da gravidade e novidade" da renúncia, porém que tomou a decisão com "profunda serenidade de espírito". "Nesses últimos meses senti que minhas forças tinham diminuído. E pedi que Deus me iluminasse para me ajudar a tomar a decisão mais correta, para o bem da igreja."
Essa é a primeira vez em 598 anos que um papa renuncia ao cargo. O último a fazê-lo foi Gregório 12, em 1415. Apesar da decisão, tomada no último dia 11, Bento 16 disse que jamais se sentiu sozinho no ministério de São Pedro.
DIFICULDADES
Bento 16 reconheceu que, em seus quase oito anos de pontificado, teve momentos de alegria e luzes, mas também "momentos difíceis". "O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o Senhor parecia dormir."
O papa disse que se sentiu como são Pedro com os apóstolos na barca, no lago da Galileia, e que sempre soube que o Senhor estava na barca.
"E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas Sua, e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor", acrescentou.
FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO

IR! Declaro Renan culpado!


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! O papa diz que cardeais envolvidos em escândalos sexuais não participarão do conclave. É a "Lei do Pinto Limpo". No Brasil, tem a "Lei da Ficha Limpa". Na Itália, a Lei das "Mãos Limpas". E no Vaticano, a "Lei do Pinto Limpo". Sendo que nenhuma das três funciona!
E a manchete do Piauí Herald: "Prefeito do Rio contrata Ang Lee para filmar 'As Aventuras de Paes'". Eduardo Paes num bote numa enchente na praça da Bandeira com uma capivara. Se fosse anta, seria o Cabral! Rarará!
E esta: "Cirurgia plástica pode deduzir do imposto de renda". Marta, Ana Maria Braga, Amaury Jr. e Silvio Santos vão ter isenção vitalícia! E a Ângela Bismarchi, isenção para oito encarnações!
Então eu também vou fazer plástica: desentortar o pingolim e juntar as sobrancelhas. Quero uma monocelha igual à do Galvão Bueno!
E tenho uma amiga que fez tanta plástica que, quando ela breca, a boca abre! Breca e dá risada! Aí os motoristas perguntam: "Do que essa mulher tá tanto rindo?". E ela: "Não tô rindo, tô brecando!".
Rarará!
E o que eu vou declarar? Ah, eu vou declarar que a Dilma tá gorda, que o Aécio é baladeiro e que a minha vizinha tá dando pro porteiro!
Vou declarar que o Renan é culpado. Declaro o Renan culpado! Pronto! Tô isento! O Renan agora é o grande vilão brasileiro. O Brasil foca num só! Antes era o Maluf, depois o Sarney e agora o Renan!
E atenção! Corre na internet a última da blogueira cubana. A foto da Yoani mostrando o passaporte: "Oi, eu venho de uma ilha lá de cima que é governada pela mesma família há mais de 50 anos". "SÃO LUÍS??", gritou o Sarney. Rarará!
E o advogado do "de menor" da Gaviões: "Eu vou provar que o meu cliente é culpado". Isso é inédito na história da advocacia interplanetária: é o único advogado que declara abertamente que seu cliente é culpado! É mole? É mole, mas sobe! Ou como disse aquele outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece!
O Brasil é Lúdico! Olha esta igreja gaúcha: "Igreja Bagual Coice no Capeta". E esta outra aqui perdida na buraqueira: "Assebreia Deus Miniterio Cemente da Fé".
O engraçado é que a única palavra que eles acertaram foi "Fé"! Hoje só amanhã! Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
José Simão

José Simão começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Entrou na Folha em 1987 e mantém uma coluna que considera um telejornal humorístico.
FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sai resultado do concurso público da Prefeitura de Monteiro


Parte superior do formulário

Image 

Foi divulgado há poucos minutos o resultado do concurso publico da Prefeitura Municipal de Monteiro. Ao todo foram 357 vagas no quadro de funcionários. Os salários chegam a R$ 2.550 para profissionais na área de Saúde. As taxas de inscrições custam de R$ 30 a R$ 48, dependendo do nível de escolaridade exigido para o cargo. O certame é organizado pela Fundação Allyrio Meira Wanderley.

O concurso público foi feito para o preenchimento das vagas de agente administrativo, agente administrativo escolar, agente administrativo social, agente de vigilância sanitária, agente patrimonial escolar, artífice, assistente social, auxiliar de apoio em saúde, auxiliar de apoio escolar, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais, bioquímico, coveiro, desenhista, digitador, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, facilitador da formação técnica geral, farmacêutico, fiscal de obras, fiscal de serviços urbanos e ambiental, fiscal de tributos municipais, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, inspetor de alunos, jardineiro, merendeira escolar, monitor, motorista, motorista de ambulância, motorista escolar, nutricionista, odontólogo (cirurgião, endodontista, periodontista, protogista), oficineiro, operador de máquinas pesadas, pedagogo, psicólogo, secretário escolar, técnico administrativo, técnico em agropecuária, técnico em contabilidade, técnico em edificação, técnico em enfermagem, t
écnico em laboratório, técnico em protético, técnico em radiologia - mamografia, técnico em radiologia - tomografia, terapeuta ocupacional, topógrafo e vigia.

Na função de médico, as vagas foram nas especialidades de acupunturista, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista obstetra, mastologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, psiquiatra, radiologista e urologista.
FONTE: CARIRI LIGADO

Governo leva ações para fortalecer avicultura alternativa no Cariri


por Givanildo Santos


Os 21 agricultores familiares do município de Serra Branca – integrante do Território da Cidadania – que aderiram ao Programa Brasil Sem Miséria receberam, nesta segunda-feira (25), 1.100 pintinhos, numa ação do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que vem dando assessoramento técnico. As aves foram adquiridas diretamente ao fornecedor Avifran, com os recursos recebidos pelos produtores.

Na região do Cariri, o Programa Brasil Sem Miséria contempla 496 famílias agricultoras que atuam com outras atividades, como caprinocultura de leite e de corte, artesanato, ovinocultura, avicultura alternativa e hortaliças diversas. Em Serra Branca, 52 famílias são beneficiadas, das quais 38 decidiram pela criação de aves alternativas. Oito tinham recebido as aves dos fornecedores e o restante receberá seus produtos posteriormente. Todas as famílias são assessoradas pela Emater.



O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, que acompanhou a distribuição dos pintinhos pelo fornecedor, informou que o trabalho está permitindo avançar com o processo de inclusão social numa região castigada pela estiagem, a exemplo do que vem sendo feito em outros municípios paraibanos. O passo seguinte, conforme explicou, é fazer com que os agricultores familiares atendidos com recursos do Brasil Sem Miséria também possam comercializar seus produtos junto aos programas de compras governamentais.

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está oferecendo assessoria ininterrupta  a 1.600  famílias agricultoras em 17 municípios do Território da Cidadania no Cariri Ocidental integrantes da Chamada Pública. Entre as ações, destacam-se convívio com o semiárido, manejo sustentável dos recursos naturais da caatinga e a organização da produção da caprinovinocultura, enfatizando o acesso e a ampliação em mercados locais e institucionais.

Cada família integrante do programa recebe R$ 2.400,00, divididos em três parcelas: R$ 1.000,00 e mais duas de R$ 700,00, o que permite iniciar sua atividade. No caso destes agricultores familiares de Serra Branca, que optaram pela criação de aves, eles puderam instalar o aviário, comprar as aves e a ração.



A agricultora Lúcia de Fátima Pereira Feitosa, do Sítio Serrote do Gato, também beneficiada com o programa e assessorada pela Emater, disse que a criação de aves começa a mudar sua vida. “Apesar de ainda não estar em fase de vender, já temos a garantia de comercialização junto a bares, restaurantes e abatedouros”, afirmou. Ela, inclusive, pensa em ampliar a atividade, construindo novo aviário com parte do lucro e comprando mais aves.

Os dois agricultores disseram que foi a partir da orientação recebida do Governo do Estado, por meio dos extensionistas rurais da Emater, que puderam ter nova oportunidade de renda, principalmente porque, com a estiagem prolongada, fica difícil a criação de caprinos ou bovinos.

O chefe do escritório regional da Emater, Antonio Alberto, disse que a avicultura e a criação de porcos, por exemplo, estão se constituindo numa alternativa para a inclusão produtiva no Cariri, região bastante castigada pelas estiagens. Ele disse que, dependendo da vocação de cada família, os extencionistas levam a orientação necessária para implantação de projetos produtivos.

Os municípios beneficiários são Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca,Sumé, Taperoá e Zabelê, todos pertencente à região administrativa da Emater, em Serra Branca.

Lançado em junho de 2011 pelo governo federal, o Brasil Sem Miséria tem como prioridade para o meio rural levar meios para efetivar a inclusão produtiva, com estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar, por meio de assistência técnica diferenciada e estímulo para a geração de renda. Também garante serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica.

Com informações da Secom-PB

Oscar! O Lado Tombo da Vida!


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! E a predestinada do dia! Apareceu no "Jornal Nacional" a técnica do Inmetro responsável por testes com palitos de fósforos! Qual o nome dela? Roberta CHAMUSCA! Esse palito de fósforo não chamusca. E esse outro palito de fósforo? Chamusca!
E socuerro! Acabei de receber o informe de Imposto de Renda. Informo que não vou pagar nada! Nem me recuperei do Carnaval ainda. Declaração com ressaca de Carnaval.
Declaro dez lanças, cinco abadás e um mamãe, sacode! E o que mais eu declaro? Declaro que os Crocs da Dilma são cafonas! "O senhor tem algo a declarar?" "Tenho sim. Declaro que os Crocs da Dilma são cafonas." E pronto!
E o Oscar? E quem ganhou o Oscar de melhor pipoca? O Valdivia! Rarará! E, no teatro da premiação do Oscar, o bar do segundo andar fechou porque o banheiro inundou. Imagina na Copa! E "Os Miseráveis" somos nós depois de pagar as contas! Rarará!
E adorei mesmo foi o tombo da Jennifer Lawrence. "Jennifer Lawrence ganha Oscar de melhor atriz por 'O Lado Bom da Vida' e cai na escada." O Lado Tombo da Vida! Tropeçou no vestido! Só que o vestido era Dior. Esse é o Lado Bom da Vida: tropeçar num Dior! Tropeçar num Dior indo receber o Oscar!
Essa TOMBOU mesmo! Ou então esqueceu de tomar o Rivotril. Ela não se entupia de Rivotril no filme? E a Kristen Stewart apareceu de muletas. De tanto pular cerca! Durante as filmagens de "Crepúsculo", ops, Cornúsculo! E o brega carpet tava mais brega do que nunca! Festival de botox, silicone e pancake!
E as bocas do red carpet? Todas com boca de bico de tênis Conga. E haja silicone. Se, em 3032, os arqueólogos forem estudar as ruínas do red carpet, só vão encontrar prótese de silicone. Silicone não é biodegradável! E o chargista Lailson: "O Oscar de efeitos especiais vai para a equipe do presidente Chávez pela refilmagem de 'O Homem Invisível'!". Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
O Brasil é Lúdico! A propaganda é a alma do negócio; olha a placa na lagoa de Jacumã, em Natal: "Barraca Zé de Tota! Xuxa esteve aqui em março de 2008! Detonautas e Malhação esteve aqui! Temos ula-ula e galinha caipira!".
E olha esta ameaça de pixo num muro em São Paulo: "Se apagar, eu volto". Nóis sofre, mas nóis goza! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
José Simão

José Simão começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Entrou na Folha em 1987 e mantém uma coluna que considera um telejornal humorístico.
FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO

NÃO VAI SOBRAR UM: Prefeito e vice de Boqueirão aderem a Ricardo



Image 

O prefeito de Boqueirão, João Paulo II (PSD), e o vice-prefeito, Marcos Freitas (PSD), aderiram ao projeto político do governador Ricardo Coutinho (PSB). Eles foram recebidos na tarde desta segunda-feira (25) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e pelo secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal e deputado estadual, Manoel Ludgério (PSD).

Com este anuncio já são 23 prefeitos que aderiram ao projeto político do governador Ricardo Coutinho somente este ano. No encontro, que durou cerca de 1 hora, o prefeito João Paulo disse que diante do trabalho realizado pelo governo em prol do município de Boqueirão não há como deixar de se integrar a esse projeto. “Como prefeito estou pronto para trabalhar junto com o governo para ver a Paraíba e a cidade de Boqueirão crescer. Estamos compondo esse projeto de reeleição para somar por enxergarmos na atual gestão um parceiro, independente da posição política adotada pelo nosso grupo em 2010”, explicou João Paulo.

O prefeito do PSD afirmou que a Paraíba é hoje um verdadeiro canteiro de obras com estradas, projetos de abastecimento e obras nas áreas de educação e saúde com o Pacto Social, que vai investir mais R$ 80 milhões nos 223 municípios. “O município de Boqueirão está pronto para fazer parcerias com quem quer trabalhar para somar em benefício da população”, completou João Paulo.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que João Paulo é uma liderança jovem de Boqueirão e disposta a trabalhar em parceria com o governo. O deputado estadual Manoel Ludgério acrescentou que a adesão de João Paulo é bem vinda pelo fato dele querer somar por enxergar na gestão um governo parceiro e comprometido com o desenvolvimento dos municípios.
FONTE:CARIRI LIGADOParte inferior do formulário

Prefeito da Prata abre ano letivo na Creche Tia Mocinha



Image 

O prefeito do município da Prata, Júnior Nóbrega, abriu oficialmente o inicio do período letivo na Creche Tia Mocinha. Ele estava acompanhado da primeira dama Maria Aparecida de Souza Costa Nóbrega, “Nôta”, além da secretária de Educação Maria Joselma de Sousa, dos vereadores Pedro Estevão Neto e Toinho de Bebé. Toda a grade de professores e a população pratense também marcaram presença

De acordo com o prefeito, o compromisso da atual administração para com a educação municipal é prioridade durante sua gestão. Júnior deu sua palavra de incentivo aos pais, dizendo que todos fiquem presentes na formação dos seus filhos, investindo neles e no seu futuro. “Tenho certeza que daqui vão sair muitos profissionais de excelente qualificação”, disse o prefeito.

Outras fotos:

Image
Image
 Image
 Image
 Image
 Image
 Image
 Image
 Image
 Image


  
Com André Luiz

Parte inferior do formulário

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Plantações começam brotar com as primeiras chuvas no Sertão




Agricultores que aproveitaram as primeiras chuvas que caíram em vários municípios do Sertão da Paraíba já começam a ver as primeiras plantações brotar e começar a se desenvolver, mesmo com a terra úmida ou seca devido ao verão.

Quem plantou milho e feijão já pode contar os dias para fazer a colheita. No caso do feijão o prazo é de no mínimo 60 dias e do milho 75 dias.

As chuvas caíram com mais intensidade em alguns locais do que outros. É possível perceber a diferença no mesmo município, onde há lugar que choveu mais de 100 mm e outras regiões bem próximas ainda não passam dos 50mm.

Para o agricultor não importa se o período chuvoso propriamente dito vai demorar ou não. Caiu água no chão é hora de plantar.

Afinal, ninguém conhece mais o momento oportuno de semear do que eles, que vivem da terra.

Fonte: Radar Sertanejo

Escravos do sexo: Polícia Federal e Ministério Público investigam tráfico de travestis na Paraíba


Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas revela que travestis da PB podem ter sido levados para a Itália
·         
Travestis
Cerca de 30 travestís paraibanas podem ser vítimas do tráfico de humanos para a Itália. A estimativa é do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas. O Governo Federal vai investigar a existência de quadrilhas agenciadoras no Estado e em outras localidades do Nordeste. Por isso, embarcaram ontem para Roma funcionários dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos. Eles participarão de reuniões com autoridades italianas para tratar do assunto. 
“O tráfico de humanos também está associado ao de drogas, a condições de exploração sexual e escravidão. Previmos que haja cerca de 20 a 30 travestís paraibanas estão nessa situação. São pessoas que têm seu passaporte capturado, trabalham até por 12 horas seguidas em ‘programas’, dormem em quartos com 20 pessoas, têm obrigação de ter uma média de produtividade mínima de 800 Euros, e quando não atingem esse valor, são impedidas de voltar pra casa e chegam a sofrer castigos corporais”, salientou Eduardo Varandas. 
A missão diplomática do Governo Federal surgiu através de denúncias e pedido de intervenção através do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Ele se reuniu em dezembro do ano passado no Itamaraty, em Brasília (DF), com a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, a ministra Luiza Lopes da Silva. Uma quadrilha que agia com tráfico de mulheres na Espanha já foi desarticulada. 
Pessoas aprisionadas
De acordo com Eduardo Varandas, as travestis acabam sendo escravas de um ciclo vicioso, em que 80% do que conseguem com seu trabalho é repassado para o explorador e 20%, serve para pagar dívidas e despesas. “São escravas de um ciclo vicioso que não acaba fácil. O tráfico parte da premissa do engano, 80% delas vão enganadas e pensam que ganharão mais, ou terão melhores condições de vida. 
“Essas pessoas acabam também sendo obrigadas a transar sem camisinha, a consumir drogas ou a traficar entorpecentes também”, acrescentou. É muito comum elas envelhecerem e começarem a traficar drogas. Uma boa parte delas começa a aliciar menores pobres no Brasil a serem vitimas desse ciclo de miséria. Transforma vitimas em vilões num sistema de corrupção generalizado”, destacou Eduardo Varandas.  
Falta dignidade
De acordo com Eduardo varandas, o Brasil é o país que mais exporta travestis para o mundo. “Que escolha elas têm permanecendo no Brasil? Não oferecemos trabalho digno, proteção social, políticas públicas voltadas para a diversidade. Na prática, elas são expulsas, maginalizadas e escanteadas por causa das desigualdades e da cultura hipócrita que temos. Alguém já viu alguma atendendo no comércio em João Pessoa?”, indagou o procurador. 
De acordo com ele, elas vão para outros países fazer, de certa forma, o que também fazem no Brasil, mas de forma diferente. “No Brasil elas apanham, são obrigadas a fazer sexo sem camisinha, a usar drogas, a transar com policiais em troca de livre utilização do ‘ponto’ onde atuam, dentre outros”, elencou Eduardo Varandas. Enquanto no país, elas ganham de R$ 20 a R$ 30 em um programa, na Europa esse valor sobre para 100 a 150 Euros.
Correio denunciou esquema em 2005
O esquema internacional de aliciamento de jovens travestis paraibanos para a prostituição na Europa foi denunciado pelo Jornal Correio da Paraíba em duas reportagens especiais da jornalista e Santiago. As publicações são de 20 de fevereiro de 2005 (“Gays voltam ricos da Europa, influenciam e ‘exportam’ jovens”) e em 29 de outubro de 2006 (“Garotos da Paraíba são aliciados e levados para o Exterior”).
Segundo as reportagens, a rede aliciava e agenciava jovens de vários municípios da Paraíba, como Araçagi, Guarabira, Mulungu e Baía da Traição e os “levava” para exercer a prostituição na Europa, principalmente na Itália. 
Na época, o promotor Marinho Mendes fez uma denúncia e a Polícia Federal investigou o esquema.  
denúncia afirmava, inclusive, que um adolescente, de 17 anos, havia sido levado para a Itália para ser explorado sexualmente pela rede. Segundo as reportagens, os jovens chegavam à Itália devendo até R$ 50 mil e pagavam o dobro aos agenciadores. 
Entre os jovens paraibanos acompanhados pela reportagem estavam Emerson da Cruz Batista, a “Yasmim”, na época com 17 anos e o irmão, Jean Carlos Batista, a “Geovana”. Yasmim foi aliciada e levada para a Itália, onde também teve que pagar ao seu aliciador uma quantia em dinheiro oito vezes maior. 
Em depoimento à Polícia Federal, em setembro de 2009, José de Arimatéia Junior, ou “Isabella da Roma”, confessou que ajudou Yasmim a ir para a Itália, pagou para ela as passagens aéreas e emprestou 500 euros e “que posteriormente recebeu de Yasmim aproximadamente quatro mil euros”. 
FONTE: PORTAL CORREIO