IFPB entre as 4 melhores instituições
O
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba comemora
mais uma importante conquista. De acordo com a avaliação do Exame
Nacional de Desempenho de Estudantes- ENADE e o Conceito Preliminar de
Curso – CPC 2011, o IFPB ocupa uma posição de destaque nos indicadores
de qualidade da educação superior. O Instituto Federal está entre as
quatro instituições de ensino na Paraíba que obtiveram conceito 4 no
Índice Geral de Cursos avaliados no triênio 2009 -2011.
De acordo com o MEC, o IGC é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação nos últimos três anos e dos Conceitos da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição de Educação Superior.
Todos os cursos avaliados do Instituto Federal da Paraíba em 2011 obtiveram CPC 4 ou 3. Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso são levados em consideração os seguintes fatores: nota dos concluintes no Enade (NC), nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD), nota de infraestrutura (NF), nota referente à Organização Didático-Pedagógica (NO), nota de Professores Doutores (NPD), nota de Professores Mestres (NPM) e a nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial (NPR).
Com relação ao ENADE dos sete cursos avaliados do IFPB EM 2011, quatro obtiveram resultados bastante satisfatórios. A maior média do ENADE com conceito 5 foi do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,do campus Cajazeiras, e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Campus João Pessoa. Já os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios e deEngenharia Elétrica, ambos do Campus João Pessoa, tiveram nota 4. A escala varia de 1 a 5.
Segundo o Pró-Reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, os resultados do ENADE, CPC e IGC mostraram os pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados em cada um dos cursos avaliados. “Vamos verificar que pontos da infraestrutura precisamos investir mais, complementar o quadro de professores e continuar ampliando sua qualificação. Além disso, vamos ver que estratégias do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão o IFPB precisa utilizar para aperfeiçoar estas atividades” disse.
Com Ascom
De acordo com o MEC, o IGC é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação nos últimos três anos e dos Conceitos da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição de Educação Superior.
Todos os cursos avaliados do Instituto Federal da Paraíba em 2011 obtiveram CPC 4 ou 3. Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso são levados em consideração os seguintes fatores: nota dos concluintes no Enade (NC), nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD), nota de infraestrutura (NF), nota referente à Organização Didático-Pedagógica (NO), nota de Professores Doutores (NPD), nota de Professores Mestres (NPM) e a nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial (NPR).
Com relação ao ENADE dos sete cursos avaliados do IFPB EM 2011, quatro obtiveram resultados bastante satisfatórios. A maior média do ENADE com conceito 5 foi do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,do campus Cajazeiras, e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Campus João Pessoa. Já os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios e deEngenharia Elétrica, ambos do Campus João Pessoa, tiveram nota 4. A escala varia de 1 a 5.
Segundo o Pró-Reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, os resultados do ENADE, CPC e IGC mostraram os pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados em cada um dos cursos avaliados. “Vamos verificar que pontos da infraestrutura precisamos investir mais, complementar o quadro de professores e continuar ampliando sua qualificação. Além disso, vamos ver que estratégias do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão o IFPB precisa utilizar para aperfeiçoar estas atividades” disse.
Com Ascom
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