Escolas estaduais terão 100 mil novas vagas e matrículas começam em janeiro
O Governo do Estado oferecerá 100 mil vagas para alunos novatos no ano
letivo de 2013. As matrículas começam no próximo dia 2 de janeiro e se
encerrarão no dia 31 do mesmo mês em todas as 806 escolas da rede
estadual de ensino. As aulas terão início no dia 7 de fevereiro. No
total, o Estado ofertará 460 mil vagas.
De acordo com a gerente executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar
(Geage), Antonieta Nóbrega, as 100 mil novas vagas foram detectadas após
levantamento realizado pela Secretaria da Educação em todas as
Regionais, em virtude das melhorias que o Governo do Estado tem
realizado na rede estadual de ensino.
As matrículas automáticas dos alunos veteranos estão abertas até esta
sexta-feira (28). As gerências regionais de educação organizaram postos
de informações sobre as vagas de cada escola e utilizam estratégias de
divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, tais como
campanhas, visita às famílias, cartazes, anúncios nos meios de
comunicação, entre outras. Para esclarecer alguma dúvida, os estudantes e
familiares podem ligar para o telefone da Geage, 3218-4055, ou se
dirigirem às gerências regionais de educação que atenderão as demandas.
“As escolas que, eventualmente, ficarem impedidas de iniciar o ano
letivo na data estabelecida, deverão elaborar calendário especial, a ser
submetido à apreciação e aprovação da Gerência Regional de Educação e,
na sequência, enviado à Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão
Escolar”, explicou Antonieta Nóbrega.
O calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209
dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais,
incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II) e
Ensino Médio da EJA, serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos
bimestrais.
Planejamento do Ano Letivo – Os dias reservados ao
planejamento escolar e às provas finais não serão computados como dias
letivos. As aulas não ministradas, devido aos feriados locais, dias
facultativos ou outros não previstos no calendário letivo, deverão ser
compensadas mediante calendário de reposição elaborado pela escola e
submetido à apreciação do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar
(Nage), da respectiva Gerência Regional de Educação, que deverá
acompanhar sua execução.
Dia da Acolhida – O primeiro dia do ano letivo é considerado o
Dia da Acolhida. A orientação da Secretaria da Educação é que a escola,
após o planejamento, reserve um período da semana pedagógica para
organizar a recepção dos estudantes no dia 7 de fevereiro. A
recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o
objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades
educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2013.
Diretrizes para o ano letivo – A Secretaria de Estado da
Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Acompanhamento da
Gestão Escolar (Geage), lançou no início de dezembro, na Sala de Leitura
da sede da SEE, a cartilha “Diretrizes Operacionais para o
Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013”, destinada
aos 14 gerentes regionais de educação, técnicos e professores da rede
estadual de ensino.
A cartilha será distribuída para os diretores das 806 escolas da rede
estadual de ensino. No evento foram apresentadas as normas para o
funcionamento das escolas no próximo ano, divididas pelos seguintes
tópicos: Área Administrativa, compreendendo as matrículas, o calendário
escolar, a frequência escolar, a organização das turmas e os conselhos
escolares; e Área Pedagógica, com a proposta pedagógica das escolas, os
processos avaliativos, os indicadores de qualidade da educação e os
ensinos de Educação Física, Música, Língua Espanhola e Ensino Religioso.
Na cartilha também estão listadas as modalidades de ensino (Ensino
Normal, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Indígena, do
Campo e Profissional). Na Organização da Educação Básica estão as
informações referentes ao Ensino Fundamental de Nove Anos e ao Ensino
Médio. Na questão da Transversalidade, a cartilha aborda temas como a
Educação da Diversidade Étnico-Racial, Educação Quilombola, Programa
Nacional de Educação Fiscal (Pnaf), Educação para o Consumo, Educação em
Direitos Humanos e Educação Ambiental.
Também integram a cartilha os projetos de Apoio à Educação Básica, como
os programas federais em parceria com a SEE (Programa Ensino Médio
Inovador – Proemi, Mais Educação, Escola Aberta, Saúde na Escola,
Projovem Urbano, Pronatec, entre outros) e os programas estaduais
(Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, Educador Digital
e PBVest).
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