quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ônibus apreendidos podem ser doados aos governos municipais para uso no transporte escolar




Uma proposta prevê que os ônibus apreendidos pela fiscalização alfandegária ou aqueles cuja propriedade passa a ser da Fazenda possam ser destinados ao transporte escolar. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 6.711/2009, que tramita na Câmara dos Deputados. A proposição deve beneficiar os pequenos Municípios que possuem déficit de veículos dessa natureza.

O texto do PL diz que a distribuição dos ônibus será feita de acordo uma lista elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). O autor do projeto, o então senador Expedito Júnior, defende a prática de incorporar os bens apreendidos ao patrimônio de entes públicos.

A partir da doação aos governos municipais, os veículos apreendidos serão novamente registrados e licenciados. Multas, gravames, encargos, débitos fiscais ou outras restrições financeiras e administrativas adquiridas antes da apreensão serão zerados, segundo a proposta.

Destino dos veículos antes do PL

Atualmente, os veículos de transporte de pessoas apreendidos são levados a leilão, incorporados por representações públicas, doados a entidades sem fins lucrativos ou destruídos. A regra vigente está prevista no Decreto-Lei 1.455/1976.

Tramitação 
O PL 6.711/2009 é oriundo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 47/2008, que foi aprovado pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Na Câmara, a matéria foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) em dezembro de 2010 e recentemente, no dia 10 de abril, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O último grupo de parlamentares designados a avaliar o PL é da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Como tramita em caráter conclusivo nas Comissões, a proposta não passará pela análise do Plenário. Se aprovada na CCJC, segue para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário