terça-feira, 30 de abril de 2013

PREFEITA CONCEDE ENTREVISTA A EMISSORAS DE RÁDIO DE SERRA BRANCA NUM SÓ DIA




Aconteceram  no último sábado (27) entrevistas a duas rádios   Serra Branca FM e Ind FM, quando a prefeita Silvana Marinho de Santo André-PB,foi entrevistada  pelos comunicadores Eduardo Belo  e Lázaro Farias.

A prefeita neste mês de aniversário da emancipação política do município,  e em companhia do seu vice-prefeito Arimatéa Porto e do seu pai  ex-prefeito Dr. Marinho, discorreu  sobre o seu trabalho  desenvolvido na Prefeitura, aproveitando a ocasião para destacar o cronograma de atividades e declarou que ao longo destes 120 dias vem resgatando valores e elevando a autoestima da população santoandreense.
Ressaltou que encontrou dívidas deixadas pela administração passada, porém aos poucos vai deixando a casa em ordem para partir com novos investimentos.



Aniversário de Santo André


Bastante comemorado o aniversário da cidade, cujas festividades começaram no domingo (28) com culto evangélico na Igreja Assembléia de Deus. A programação agradou em cheio a população.Um momento marcante foi quando da realização do hasteamento dos pavilhões, da Paraíba, do município e do Brasil. A solenidade foi bastante concorrida por estudantes e populares e com apresentação da  fanfarra municipal participou de uma alvorada pelas ruas da cidade, seguindo-se a missa em ação de graças.



Daí nesta segunda- feira ( 29 ) foi oferecido no pátio do Serenão um café, e secretarias desenvolveram trabalhos  de ações oferecidas ao público, serviço de corte e cabelo,aferição da pressão arterial, testes de glicemia, agricultura, PETTI apresentado sua arte, o CRÁS com sua ação social e apresentação cultural.


Ainda verificou-se torneio de futebol e a realização de torneio de futebol de campo.




 À noite foi a vez do grande show com três bandas se apresentando no palco do Serenão: Jota Gomes, os Cobiçados do forró e Brasas do forró que levou mais de duas mil pessoas ao delírio.
Por Sinal em sua fala a prefeita Silvana Marinho declarou que o compromisso de campanha era trazer para Santo André esta banda de renome nacional e cumpriu com a promessa.








quarta-feira, 24 de abril de 2013

Igreja gay abre primeiro templo em São Paulo neste sábado




REGIANE TEIXEIRA
DE SÃO PAULO

Neste sábado (27), São Paulo receberá a primeira sede da Igreja Cristã Contemporânea. Conhecida por apoiar a causa gay, a igreja vai inaugurar um templo com 700 metros quadrados no Tatuapé, na zona leste.

Fundada em 2006 no Rio de Janeiro pelo casal Fábio Inácio de Souza, 33, e Marcos Gladstone, 37, a igreja tem atualmente seis templos no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais, que atuam com o slogan "Levando o amor de Deus a todos, sem preconceitos".
Segundo Inácio, aqui, a igreja terá cultos todos os domingos, às 19h. "Já vinhamos realizando cultos em um salão na Santa Cecília [região central] com, em média, 120 pessoas", diz ele, que é ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

Templo Gay em São Paulo

Rafael Andrade/Folhapress/Rafael Andrade/Folhapress
AnteriorPróxima
Os pastores Marcos Gladstone (à esq.), 37, e Fábio Inácio de Souza, 33, na Igreja Cristã Contemporânea, no Rio (RJ) 
De acordo com os seus fundadores, a Igreja Cristã Contemporânea conta hoje com cerca de 1.800 membros em todo o país e o que a difere de outras congregações é aceitar a homossexualidade.
No Rio de Janeiro, a Igreja Cristã Contemporânea já enfrentou episódios como ter outdoors que defendiam o casamento gay vandalizados.
"De vez em quando tem isso, algumas pessoas que não gostam e que não consideram a gente uma igreja evangélica por conta da questão da homossexualidade", afirma Inácio. "Existe uma vertente que aceita e outra que não."
Na programação da sede paulistana devem constar eventos como a balada gospel, na qual bebidas alcoólicas são proibidas, encontros de solteiros, encontros de casais e grupos de apoio à adoção. "A gente apoia a questão da família, de adoção. Eu e o meu companheiro temos dois filhos, um de nove e um de dez anos", conta Inácio.
Igreja Cristã Contemporânea São Paulo - r. Platina

Socuerro! Dr. Rey com Feliciano!



Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República!
Socuerro! Me mate um bode!
Allan Kardec, me tira daqui! "Dr. Rey filia-se ao partido de Feliciano." A chapa das chapinhas! Um usa chapinha e o outro usa colete sem manga do Village People.
E como disse a tuiteira Vania Araujo: "Agora, além de chapinha e sobrancelha feita, Feliciano vai usar aquela bermuda modeladora do Dr. Rey". Rarará!
PSC devia ser o Partido das Subcelebridades. Partido Social das Chapinhas! O Feliciano quer plástica de graça!
Eles deviam se casar e passar a lua de mel no Ilha do Diabo que os carregue. Rarará!
E adorei a charge do Duke revelando como se faz um novo partido político: "Eu peguei peças velhas e usadas de outros modelos e montei esse carro novinho, sacou?".
Saquei, você pega as portas de um Chevette 71, as rodas dum Corcel 84, o motor dum Monza e funda um novíssimo partido político.
Você pega a cara do Serra, a barriga do Roberto Freire e aquela animação de dengue da Marina Silva. E tá pronto um novelho partido político.
O Brasil tem pouquíssimos partidos políticos, tava precisando de mais dois mesmo!
Agora temos dois partidos novos. A Rede da Marina Silva. Rede porque ora balança pro governo, ora balança pra oposição. Nhenc, nhenc, nhenc. Barulho de rede com o gancho enferrujado.
E o PPS se juntou com o PMN e criaram o MD. Os Maníaco-Depressivos! Rarará!
E o novo presidente do Paraguai que está sendo investigado por contrabando? Paraguaio legítimo!
Denunciam que ele faz contrabando de cigarro. Aquele que mata rato e estoura peito. Isso é genocídio. Rarará!
É mole? É mole, mas sobe!
O Brasil é Lúdico! Olha esta funerária em Bodocó, Pernambuco: "Funerária VIP! Vida I Paz".
Rarará!
E este cartaz num estabelecimento em São Paulo: "Precisa-se de montador, ajudante geral e pintor. Aceitamos bolivianos".
Aceitam boliviano porque um boliviano só trabalha como montador, ajudante geral e pintor!
Rarará!
Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
José Simão
José Simão começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Entrou na Folha em 1987 e mantém uma coluna que considera um telejornal humorístico.

Ueba! Massa fura pneu de bonde!



Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Piada Pronta: "Novo presidente do Paraguai é investigado por contrabando". Paraguaio legítimo! Rarará!
E outra piada pronta: "Ana Maria Braga é atropelada por carro inteligente". Seleção natural. Rarará! Bota um carro desses no programa da Lucianta Gimenez. Atropela até o microfone! Rarará!
E outra piada pronta do Sarney: "Não entraria na política se nascesse HOJE!". E domingo no "Esquenta!", da Regina Casé, apareceram dois nomes hilários. Um menino chamado Anleonel: mistura de Antonio com Leonel Brizola. Já imaginou se a moda pega: Anlula, Anluf e Anckmin!
E uma mulher chamada Angelagmar: mistura do nome da mãe com o nome da amante do pai! Rarará! Sensacional!
E ontem naquele programa policial "Band 24hs" apareceu um bêbado gritando pra câmera: "Eu sou corno, câmera! Eu sou corno, câmera!". Rarará!
E adorei a nova dupla da Fórmula 1: Galvão e Rubinho. Vitamina de jiló com abacate! Não dá pra engolir! Aliás, eu engulo o Galvão se ele tirar aqueles óculos, porque não gosto de engolir nada crocante!
E o Rubinho comentarista? Como disse o tuiteiro Yuri Dias: "F1 não muda nada pro Rubinho: ele continua parado e os outros correndo". Rarará!
E sabe como o Rubinho começava as entrevistas? "Pode me dar um SEGUNDO?" Não, o segundo sempre será seu! E o Massa? O Felipe Amassa! O pit stop do Massa foi inédito: trocou os pneus macios por pneus furados.
Como disse um amigo meu: "Em 20 anos com carteira de motorista, o pneu do meu carro furou uma vez, na marginal Pinheiros. O Massa, em 70 minutos, furou dois".
O Massa fura até pneu de bonde, como dizia a minha avó! E a Ferrari foi tão mal que já estão dizendo que só pode ser o Mantega que tá administrando a Ferrari. É mole? É mole, mas sobe!
O Brasileiro é Cordial! Olha esta placa num portão: "Você que coloca seu cachorro pra defecar na minha calçada. VOU TE DAR UMA SURRA DE MANGUEIRA!". Rarará! Medo!
E depois o povo ainda tem medo do ditador da Coreia do Norte, o Kim Jong BUM! Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
José Simão
José Simão começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Entrou na Folha em 1987 e mantém uma coluna que considera um telejornal humorístico.

terça-feira, 23 de abril de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE MOBILIZA POPULAÇÃO NO COMBATE A DENGUE E PROMOVE DIA D DA INFLUENZA



A Secretaria Municipal de Saúde em Santo André-PB, promoveu com bastante sucesso mobilização de combate a prevenção Dengue no final de semana.
Estudantes da rede municipal de ensino foram as ruas e através de adesivos e panfletos conscientizaram pessoas sobre os cuidados que se deve ter para combater a proliferação do mosquito da Dengue.

Populares participaram do movimento. Agentes de endemia estão visitando as residências na procura de prováveis focos e a Prefeitura deu total apoio a esta iniciativa.
Segundo a prefeita Silvana Marinho, mesmo o seu município não sendo considerado infestado é preciso atenção redobrada, mobilizar toda a Secretaria de Saúde é necessário para combater possíveis problemas, contando também com a colaboração da população, seguindo as orientações das cartilhas-literaturas que foram distribuídas, finalizou.
O Secretário de Saúde, Zenaldo Marinho, declarou que a mobilização acontece com o trabalho de panfletagem, orientação aos moradores sobre a prevenção e controle da doença, limpeza e remoção de recipientes que possam conter e armazenar água parada é importantíssimo.No caso de algum sintoma procurar imediatamente o atendimento de saúde, acrescentou.
DIA D DA INFLUENZA
Outra ação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, é a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, iniciada no dia 15 de abril último se estendendo ao 26 próximo.
Neste sábado (20) houve uma grande mobilização, quando crianças, mulheres, idosos e profissionais da saúde foram imunizados.
O Secretário de Saúde, psicólogo Zenaldo Marinho, está confiante em alcançar meta estipulada pelo Ministério da Saúde, para o seu município e relatório será encaminhado a Secretaria de Estado da Saúde.
Enfatizou ainda, que tem observado o bom trabalho desenvolvido pela sua equipe no atendimento das pessoas idosas e crianças até dois anos de idade que também são vacinadas, isto é fruto de um trabalhos de auto-estima que vem desenvolvendo desde que assumiu a Secretaria de Saúde e os frutos já começam a surgir para o bem da popula~ção, concluiu.
A nossa reportagem conversou em Santo André-PB, com algumas senhoras idosas e elas informaram que se sentem bem com a vacina, pois nunca chegam a gripar, não ficam resfriadas, aconselhando àquelas pessoas que têm receio de serem vacinadas que devem comparecer aos postos de saúde, pois isto é uma proteção a mais prá gente, afirmaram.
Este ano a campanha tem como Slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”
Lamara Matias coordenadora de imunização, adiantou que vacinas estão disponíveis nos respectivos postos de saúde até o término da campanha. A mesta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% da população e o no empenho maior é termos uma cobertura vacinal bem maior em nosso município, assinalou.

PREFEITA SILVANA MARINHO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE SANTO ANDRÉ/PB



Reunindo sua equipe de trabalho a prefeita Silvana Marinho, elaborou toda a programação dos 19 anos de emancipação política de Santo André
.As festividades do aniversário terão início no dia 28 de abril às 19 horas com um Culto na Igreja Assembléia de Deus.
A programação para o dia 29 é a seguinte:
06h – Alvorada.     07h – Hasteamento da Bandeira
08h -  Missa de Ação de Graça.  09h -  Café da Manhã (Serenão)
10h -  Movimentação Agita Santo André (Serenão).  14h – Campeonato de Futebol de  Campo
17h -  Bingo Beneficente.  20h -  Show no Serenão – Jota Gomes e Banda
22h -  Cobiçados do Forró
00h – Brasas do Forró
A prefeita Silvana, o vice-prefeito Arimatéia, ex-prefeito Dr. Marinho, vereadores, e o deputado federal Manoel Júnior participam da grande festa que irá envolver toda a comunidade local e muitos visitantes de cidades adjacentes.
De acordo com a prefeita Silvana, a comissão da festa tomou o cuidado com muita atenção, de oferecer uma programação que contemple toda a família santoandreense e que o seu governo não medirá esforços para não somente em festa, porém, que a população tenha qualidade de vida e se orgulhe do desenvolvimento da cidade vivido nestes, apenas 4 meses de administração pública municipal.
O ponto alto da festa será o mega show da banda Brasas do Forró, que marcará presença, conforme a prefeita declarou em atendimento ao pedido do povo.
Ascom .m.m

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Secretaria de Saúde mobiliza população no combate a Dengue e promove dia D da Influenza






A Secretaria Municipal de Saúde em Santo André promoveu com bastante sucesso mobilização de combate e prevenção a Dengue no final desta semana.
Estudantes da rede municipal de ensino foram as ruas e através de adesivos e panfletos conscientizaram pessoas sobre os cuidados que se deve ter para combater a proliferação do mosquito da Dengue.

Populares participaram do movimento. Agentes de endemia estão visitando as residências na procura de prováveis focos e a Prefeitura deu total apoio a esta iniciativa.
Segundo a prefeita Silvana Marinho, mesmo o seu município não sendo considerado infestado é preciso atenção redobrada, mobilizar toda a Secretaria de Saúde é necessário para combater possíveis problemas contando  também com a  colaboração da população, seguindo as orientações das cartilhas- literatura que foram distribuídas, finalizou.
O Secretário de Saúde, Zenaldo Marinho declarou que a mobilização acontece com o trabalho de panfletagem orientação aos moradores sobre a prevenção e controle da doença, limpeza e remoção de recipientes que possam conter e armazenar água parada é importantíssimo. No caso de algum sintoma procurar imediatamente o atendimento de saúde .


Secretaria de Saúde mobiliza população no combate a Dengue e promove dia D da Influenza






A Secretaria Municipal de Saúde em Santo André promoveu com bastante sucesso mobilização de combate e prevenção a Dengue no final desta semana.
Estudantes da rede municipal de ensino foram as ruas e através de adesivos e panfletos conscientizaram pessoas sobre os cuidados que se deve ter para combater a proliferação do mosquito da Dengue.


Populares participaram do movimento. Agentes de endemia estão visitando as residências na procura de prováveis focos e a Prefeitura deu total apoio a esta iniciativa.
Segundo a prefeita Silvana Marinho, mesmo o seu município não sendo considerado infestado é preciso atenção redobrada, mobilizar toda a Secretaria de Saúde é necessário para combater possíveis problemas contando  também com a  colaboração da população, seguindo as orientações das cartilhas- literatura que foram distribuídas, finalizou.
O Secretário de Saúde, Zenaldo Marinho declarou que a mobilização acontece com o trabalho de panfletagem orientação aos moradores sobre a prevenção e controle da doença, limpeza e remoção de recipientes que possam conter e armazenar água parada é importantíssimo. No caso de algum sintoma procurar imediatamente o atendimento de saúde .
DIA D DA INFLUENZA
Outra ação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, é a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, iniciada no dia 15 de abril último se estendendo ao 26 próximo.
Neste sábado (20) houve uma grande mobilização, quando  crianças, mulheres, idosos e profissionais da saúde foram imunizados.
O Secretário de Saúde, psicólogo Zenaldo Marinho está confiante em alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o seu município e relatório será encaminhado a Secretaria de Estado da Saúde.
Enfatizou ainda que tem observado o bom trabalho desenvolvido pela sua equipe no atendimento das pessoas idosas e crianças até dois anos de idade que também são vacinadas, isto é fruto de um trabalho de auto-estima que vem desenvolvendo desde que assumiu a Secretaria de Saúde e os frutos já começam a surgir para o bem da população.
A nossa reportagem conversou em Santo André com algumas senhoras idosas e elas informaram que se sentem bem com a vacinação pois nunca gripam, não ficam resfriadas, e aconselham àq  uelas pessoas que têm receio da vacina que podem ir se vacinar, é uma proteção a mais prá gente, afirmaram.
Este ano ano, a campanha tem como slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe’

Lamara Matias coordenadora da imunização, adiantou que vacinas estão disponíveis nos postos de saúde até o término da campanha. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% da população e o nosso empenho é de  termos uma cobertura bem maior em nosso município, finalizou.

Secretaria de Saúde mobiliza população no combate a Dengue e promove dia D da Influenza




A Secretaria Municipal de Saúde em Santo André promoveu com bastante sucesso mobilização de combate e prevenção a Dengue no final desta semana.
Estudantes da rede municipal de ensino foram as ruas e através de adesivos e panfletos conscientizaram pessoas sobre os cuidados que se deve ter para combater a proliferação do mosquito da Dengue.


Populares participaram do movimento. Agentes de endemia estão visitando as residências na procura de prováveis focos e a Prefeitura deu total apoio a esta iniciativa.
Segundo a prefeita Silvana Marinho, mesmo o seu município não sendo considerado infestado é preciso atenção redobrada, mobilizar toda a Secretaria de Saúde é necessário para combater possíveis problemas contando  também com a  colaboração da população, seguindo as orientações das cartilhas- literatura que foram distribuídas, finalizou.
O Secretário de Saúde, Zenaldo Marinho declarou que a mobilização acontece com o trabalho de panfletagem orientação aos moradores sobre a prevenção e controle da doença, limpeza e remoção de recipientes que possam conter e armazenar água parada é importantíssimo. No caso de algum sintoma procurar imediatamente o atendimento de saúde .
DIA D DA INFLUENZA
Outra ação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, é a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, iniciada no dia 15 de abril último se estendendo ao 26 próximo.
Neste sábado (20) houve uma grande mobilização, quando  crianças, mulheres, idosos e profissionais da saúde foram imunizados.
O Secretário de Saúde, psicólogo Zenaldo Marinho está confiante em alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o seu município e relatório será encaminhado a Secretaria de Estado da Saúde.
Enfatizou ainda que tem observado o bom trabalho desenvolvido pela sua equipe no atendimento das pessoas idosas e crianças até dois anos de idade que também são vacinadas, isto é fruto de um trabalho de auto-estima que vem desenvolvendo desde que assumiu a Secretaria de Saúde e os frutos já começam a surgir para o bem da população.
A nossa reportagem conversou em Santo André com algumas senhoras idosas e elas informaram que se sentem bem com a vacinação pois nunca gripam, não ficam resfriadas, e aconselham àq  uelas pessoas que têm receio da vacina que podem ir se vacinar, é uma proteção a mais prá gente, afirmaram.
Este ano ano, a campanha tem como slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe’

Lamara Matias coordenadora da imunização, adiantou que vacinas estão disponíveis nos postos de saúde até o término da campanha. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% da população e o nosso empenho é de  termos uma cobertura bem maior em nosso município, finalizou.

domingo, 21 de abril de 2013

PALESTRA – DIGA NÃO AS DROGAS EMOCIONA EM SANTO ANDRÉ







O colégio estadual de ensino fundamental e médio de santo André-pb promoveu neste dia 18, palestra com o tema Diga não as Drogas, proferida pelo Dr. Olimpio Oliveira.

O projeto foi desenvolvido pela diretora Maria da Conceição – Ceiça- e as professoras Karen dos Santos, Patrícia Rejane e Maria da Guia.
A comunidade escolar marcou presença, vereadores, secretaria de educação, membro do conselho tutelar e a perfeita Silvana marinho.
O referido projeto é oferecido em nível nacional pela SENAD- Secretaria Nacional de Politica sobre as Drogas e o educandário Santoandreense tem se destacado neste segmento e está apto a concorrer com centenas de escolas espalhadas pelo Brasil, pois já está na finalíssima que acontecerá em Brasília este ano.
O Colégio tem história:
Em 2011 foi reconhecido em nível estadual pelo projeto do professor Anselmo. No ano de 2012 foram dois projetos apresentados pelos professores Anselmo e Patrícia obtendo excelente destaque.
Agora em 2013 todo o colégio está empenhado na promoção da Secretaria Estadual de Educação com o projeto faz educação, estando garantido a concorrer como escola e professor exemplar.
A palestra Diga não as Drogas proferidas pelo Dr. Olimpio Oliveira natural de santo André-PB,  advogado e vereador em campina grande empolgou o grande público e sensibilizou alunos rebeldes que foram tocados pela mensagem e os exemplos citados e muitos chegaram a até  chorar.
Para Dr.Olimpio seu sonho foi realizado naquele momento. Após 12 anos proferindo palestras na  Paraíba e o Brasil teve a oportunidade de retornar a sua terra natal.
Ele exortou as famílias ao dizer que drogas não são apenas maconha e cocaína, existe a droga lícita bebida e cigarro, sendo estas o primeiro para passo para o mundo das drogas mais fortes.
A população deve acabar com esta visão que bebida alcoólica e o fumo não são drogas.
Sua palestra foi muito de refletir o dia a dia dos alunos e da família, motivando a todos no combate ao uso de drogas.

A diretora da escola, Ceiça agradeceu o empenho do alunado com a apresentação do cordel temático Diga não as Drogas e discorreu sobre o palestrante apresentando seu Curriculum vitae, onde retrata toda a sua vida dedicada a fazer o bem para a geração de jovens.

A prefeita Silvana Marinho em sua fala dirigiu-se a família para que esteja, mas próxima dos filhos não medindo distancia em aguda-los a manter-se longe das drogas.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Deus salve a América. Se der



Houve 53 ataques terroristas frustrados nos EUA desde o devastador 11 de setembro de 2001, o dia em que ruíram as Torres Gêmeas.
Sem contar o atentado de segunda-feira em Boston e os envelopes suspeitos ou comprovadamente envenenados que foram encontrados desde então.
A frustração de tantos ataques parecia dar razão ao grito de "never again" que o presidente George Walker Bush sacou do coldre meros três dias depois do 11S, mantra que se tornou uma constante para tentar convencer o mundo --e, principalmente, os próprios norte-americanos-- de que nunca mais em solo americano haveria um ataque terrorista.
"Convenceu-nos de que a invulnerabilidade era uma possibilidade", escreve Juliette Kayyem, que serviu como assessora de segurança justamente para Deval Patrick, o governador de Massachusetts, o Estado em que fica Boston, a cidade em que a invulnerabilidade desgraçadamente evaporou.
Não que Juliette acreditasse no "never again". Mesmo antes do ataque a Boston, classificava a frase de "tão simplista como absurda, tão vaga como demagógica".
Na vida além da retórica, não há, de fato, como evitar um ataque terrorista, especialmente em um país que "é alvo de um amplo leque de ameaças potenciais, de grupos internos pela supremacia branca ou antigoverno à Al Qaeda, Hizbollah e outros grupos terroristas do mundo muçulmano, e até vastas redes criminosas sustentadas pelo tráfico de drogas", como analisa o sítio "Tiimes of Israel", de um país que de terrorismo entende muito.
Acaba sendo inevitável aceitar como correta a avaliação de um "falcão" como Peter King, representante republicano por Nova York, para quem o atentado de Boston é um demonstração de que "a guerra contra o terror está longe de terminar, e nós nunca estaremos totalmente a salvo de novo".
A dimensão da insegurança fica clara quando Richard DesLauriers, o agente do FBI incumbido da investigação sobre Boston, diz que irá "até os confins da Terra para identificar o sujeito ou os sujeitos responsáveis por este crime desprezível".
O problema que surge desse tipo de raciocínio é que os Estados Unidos já foram até "os confins da Terra", depois do 11S, e nem assim conseguiram vencer a "guerra contra o terror".
Ao contrário: não só pipocam novos focos externos de terrorismo (Iraque, Mali, entre outros) como crescem, internamente, grupos potencialmente terroristas. Uma entidade que monitora "hate groups" (grupos de ódio, inclinados à violência e ligados à extrema direita) informa que, nos quatro primeiros anos de Obama, o número deles aumentou incríveis 813%.
A propósito: dos 53 frustrados atentados, 43 foram tentativas de elementos internos.
Tudo somado, parece claro que a "guerra ao terror", inescapável, talvez devesse ser conduzida com menos violência e com mais inteligência, no duplo sentido da palavra (sabedoria e informação).
Se violências tipo Iraque ou Guantánamo não resolveram, quem sabe o "soft power" ajude.

Escrito por Clóvis Rossi, repórter especial e membro do Conselho Editorial da Folha-SP


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ricardo Coutinho assina contrato do empréstimo de R$ 150 milhões para Cagepa




O governador Ricardo Coutinho assinará, em Brasília (DF), o contrato para a liberação dos R$ 150 milhões do empréstimo para a Cagepa. Ele também vai ao Ministério das Cidades para obter a liberação de R$ 80 milhões para dar andamento à segunda fase da construção da adutora Translitorânea. O governador viaja nesta terça-feira (16) à tarde.

O empréstimo de R$ 150 milhões para pagamento exclusivamente de dívidas da Cagepa foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 6 de março. O Governo do Estado, segundo o texto aprovado, está autorizado a  conceder garantias para contratação de operação de crédito pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) com a Caixa Econômica Federal , no valor de até R$ 150 milhões para pagamento de dívidas da empresa, exclusivamente junto às instituições financeiras Bracce, Pine, Sofisa, Bicbanco,Gerador,Modal e Caixa.

As garantias de pagamento do empréstimo serão mantidas de acordo o que preceitua o texto do projeto de lei de autoria do governador. A iniciativa visa o processo de saneamento das contas internas da Cagepa, com vistas a torná-la competitiva e operacional.

Junto ao Ministério das Cidades, o governador deve obter a liberação da maior parte dos recursos para a construção da segunda etapa da adutora Translitorânea. No total, a obra é orçada em R$ 125 milhões.

A primeira etapa da Translitorânea  está praticamente concluída, com mais de  91% da obra executada. Sua inauguração está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Já foram investidos mais de R$ 100 milhões. A segunda etapa compreenderá uma nova barragem de acumulação e um novo trecho de adutora, de 11 quilômetros.

A adutora Translitorânea vai abastecer bairros da Grande João Pessoa, além dos municípios de Alhandra e Conde. Considerada a maior obra da primeira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), vai atender a 1,6 milhão de habitantes.

Ricardo Coutinho afirmou que a obra abastecerá parte de João  Pessoa e municípios vizinhos  por mais 20 anos com a duplicação da produção de água   pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para atender a demanda da população, que cresceu muito nesses últimos anos nesta área. Ele ressaltou que o ministro Aguinaldo Ribeiro tem se mostrado bastante sensível com essa e outras obras de saneamento, abastecimento e habitação tocadas pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério das Cidades.

Localizado no Litoral Sul da Paraíba, o sistema adutor denominado de Translitorânea compreende a captação em três pequenas barragens nos rios Cupissura, Taperubus/Papocas e Abiaí.

As adutoras desses rios convergirão para um reservatório de reunião, constando de duas câmaras de cinco mil metros cúbicos que se interliga com a Estação Elevatória denominada EB4 – daí, vai em recalque até um stand-pipe, para seguir por gravidade até a Estação de Tratamento de Água em Gramame, ampliada para tratar a vazão de 3.934 litros por segundo. Em Gramame, as obras estão avançadas na construção da nova estação de tratamento.
Com Portal Correio

Ônibus apreendidos podem ser doados aos governos municipais para uso no transporte escolar




Uma proposta prevê que os ônibus apreendidos pela fiscalização alfandegária ou aqueles cuja propriedade passa a ser da Fazenda possam ser destinados ao transporte escolar. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 6.711/2009, que tramita na Câmara dos Deputados. A proposição deve beneficiar os pequenos Municípios que possuem déficit de veículos dessa natureza.

O texto do PL diz que a distribuição dos ônibus será feita de acordo uma lista elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). O autor do projeto, o então senador Expedito Júnior, defende a prática de incorporar os bens apreendidos ao patrimônio de entes públicos.

A partir da doação aos governos municipais, os veículos apreendidos serão novamente registrados e licenciados. Multas, gravames, encargos, débitos fiscais ou outras restrições financeiras e administrativas adquiridas antes da apreensão serão zerados, segundo a proposta.

Destino dos veículos antes do PL

Atualmente, os veículos de transporte de pessoas apreendidos são levados a leilão, incorporados por representações públicas, doados a entidades sem fins lucrativos ou destruídos. A regra vigente está prevista no Decreto-Lei 1.455/1976.

Tramitação 
O PL 6.711/2009 é oriundo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 47/2008, que foi aprovado pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Na Câmara, a matéria foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) em dezembro de 2010 e recentemente, no dia 10 de abril, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O último grupo de parlamentares designados a avaliar o PL é da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Como tramita em caráter conclusivo nas Comissões, a proposta não passará pela análise do Plenário. Se aprovada na CCJC, segue para sanção presidencial.

Artesãos paraibano aprendem novas técnicas de confecção de produtos em couro



Artesãos paraibanos aprenderão novas técnicas do uso do couro cru de boi e de bode para confecção de produtos, como bolsas, chapéus, flores, quadros e puffs, que serão expostos e comercializados durante o Salão de Artesanato da Paraíba, que acontecerá no mês de junho em Campina Grande e este ano terá o couro como tema.

O curso, promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com Governo do Estado, será realizado a partir do próximo dia 20, na Vila do Artesão, em Campina Grande. Durante as aulas, os profissionais também receberão consultorias, que serão realizadas dentro dos próprios ateliês. A capacitação será oferecida para 27 artesãos cadastrados na Vila do Artesão e que fazem parte do Programa de Artesanato da Paraíba

Segundo a gestora de Artesanato do Sebrae Paraíba, Maísa Melo, o curso faz parte de um projeto para melhorar a qualidade dos artigos em couro produzidos pelos artesãos. “Eles aprenderão novas técnicas, tanto na parte de designer como de cores e formas. A ideia é incentivá-los não só a aperfeiçoar os produtos que já fabricam como a criar novas peças, para que possam atingir novos mercados. Durante o curso, também abordaremos a questão da sustentabilidade”, explicou Maísa. 

O curso acontecerá em duas etapas: de 20 a 22 de abril e de 27 a 29 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 18h, totalizando 48 horas. As aulas serão ministradas pela consultora Rosário Meira, especialista em desenho industrial e pós-graduada em estilismo e modelismo de artefatos de couro. Depois das aulas práticas, a consultora visitará os ateliês dos artesãos para tirar as dúvidas e orientá-los sobre as melhores decisões para os seus negócios. 

Ajustes na equipe





Ricardo exonera diretores da Cagepa e da Agência das Águas

O governador Ricardo Coutinho fez ajustes em sua equipe. As mudanças foram em órgãos que gerenciam a água no Estado da Paraíba. Marcos Túllio Zírpoli foi exonerado da diretoria de Manutenção da Cagepa, nesta terça-feira (16). Nesta quarta-feira (17), Moacir Rodrigues foi exonerado da presidência da Aesa (Agência Executiva das Águas).
 

Essas exonerações têm implicações políticas. Marcos Zírpoli é concunhado do senador Cássio Cunha Lima. Para o lugar de Zírpoli foi nomeado José Motta, que já foi gerente regional da empresa em Patos. Zé Motta é sobrinho da atual prefeita de Patos, a ex-deputada estadual Francisca Motta (PMDB). Já Moacir Rodrigues é irmão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB).
 

José Motta ocupa a direção da Cagepa na cota do ex-senador Wilson Santiago, que passou a comandar o PTB na Paraíba e está se aliando ao governador. Motta também chega ao cargo com o aval da ex-presidente da empresa, Aracilba Rocha, atual secretária das Finanças do Estado.
 

Na diretoria da Aesa, Moacir Rodrigues foi substituído por João Vicente Machado Sobrinho, que ocupava uma diretoria da Cagepa. João Vicente que ocupava a diretoria de  expansão da Cagepa assume a presidência da Aesa e seu substituto na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba é Leonardo Montenegro, servidor de carreira.

Nos bastidores, o nome de Moacir é tido como resreva técnica para uma eventual substituição na Secretaria de Interiorização, que tem sede em Campina Grande. Moacir deve se candidatar a deputado federal nas eleições do próximo ano, iocupando espaços de Romero, eleito no ano passado prefeito de Campina.

Recentemente nomeado para o cargo, o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, enfrenta dificuldades para se manter na gestão estadual, por conta das condenações na Justiça Comum. Junto com ele foi condenado o ex-secretário de Saúde daquele município, Adjamilton Pereira. A condenação da Justiça Federal foi por utilização de recursos federais da conta do Piso de Atenção Básica (PAB) em finalidade diversa.
 

VITRINE DO CARIRI
Hermes de Luna (CP)

Pescadores do Cariri paraibano formam cooperativa e garantem vendas




Pescadores do Cariri paraibano estão se reunindo para conseguir sobreviver durante o longo e forte período de estiagem, iniciado no ano passado. A Cooperativa de Agronegócios do Cariri, em Monteiro, conseguiu um dos resultados positivos dessa união: a venda de oito toneladas de tilápias, traíras e curimatãs, durante a Semana Santa.
Segundo o presidente da Cooperativa, José de Deus Barbosa, conhecido por Deuzinho do Peixe, 17 cidades do Cariri produzem pescados e vendem grande parte da sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Até o final do ano, deverá ser inaugurada a Usina de Beneficiamento de Pescado, que poderá aumentar ainda mais as vendas. “O prédio para a usina já foi entregue pela Caixa Econômica Federal à cidade de Camalaú, que está com kit de máquinas para atender as demandas”, disse.

A cooperativa conta com parcerias de diversos órgãos para realizar seu trabalho. Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esperam cuidar dos poços de água salgada para criar tilápia. “Em Monteiro, tem mais de 90 poços já identificados. Estamos empenhados em algumas cidades a procurar os prefeitos, conversar com os secretários de agricultura, para poder continuar as produções na zona rural”, falou.
Através do sistema de associações e cooperativas, os pescadores do Cariri querem vender seus produtos no Estado todo.
“Por enquanto estamos vendendo em Monteiro,
Camalaú e Sumé. Três açudes, de Camalaú, Sumé e Congo, estão ainda com boas produções de pescados, fora alguns açudes menores, que não deixam de ter peixes, como de Livramento, São Sebastião do Umbuzeiro e Coxixola”, falou.
O Sebrae em Monteiro também apoia o grupo com consultorias técnicas, através do programa Consultor Celso Furtado. “Os pescadores também recebem nosso apoio na elaboração de projetos que pleiteiam recursos federais. Recentemente elaboramos material gráfico para as vendas dos peixes, antes da Semana Santa”, comentou a gerente do Sebrae em Monteiro, Maria Madalena Andrade.
Este ano, a Cooperativa está combinando com o Sebrae uma nova parceria para integrarem à piscicultura com o Programa de Agroecologia Integrada Sustentável (Pais). Esta semana ainda eles terão um trabalho com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na organização de outras cooperativas junto aos associados de Camalaú, primeiramente, depois de outros municípios de pescadores.
Cooperativismo - Apesar da grande quantidade de peixes produzida, segundo o presidente da Cooperativa, houve períodos que eles conseguiram mais toneladas de pescados, antes da seca. “A produção geral catalogada pela Cooperativa para venda chegou a 38 toneladas este ano. Os peixes vêm de São João do Cariri, Serra Branca e outras cidades. Foi tanto peixe que doamos a pessoas carentes dos municípios”, falou.
A água baixa está facilitando a captura dos peixes e a pescaria artesanal acelerou muito. “Somente em Sumé chegamos a pescar quatro toneladas”, comemorou Deuzinho. Há pescadores na Cooperativa que são somados de várias associações, todos cadastrados na Colônia Z25 de Camalaú, que conta com a Associação Municipal. Ao todo, são 1200 piscicultores agregados à Cooperativa.

VITRINE DO CARIRI
Sebrae

SILVANA ESCOLHE SEU NINO LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA DE VEREADORES


A prefeita Silvana Marinho de Santo André-PB, escolheu o vereador seu nino (  ) para ser o líder do Governo na Câmara Municipal.
A escolha foi bastante pensada e contou com a aprovação de todos os vereadores que dão sustentação a Silvana.
O vereador Antonino Rosendo de Medeiros conhecido por seu Nino, declarou a nossa reportagem que seu nome foi muito bem aceito no grupo político e acatou a indicação que será honrada até o fim do seu mandato.
Salientou  ainda que o seu compromisso com certeza é verificado pela experiência que tem como parlamentar na Câmara, já com o segundo mandato,e ajudará a aprovar os projetos importantes para o município enviados pela prefeita Silvana Marinho.

Ministro da Integração e seis senadores participam de Audiência Pública em Monteiro




O gabinete do senador Vital Filho (PMDB), presidente da Comissão de Transposição do Rio São Francisco, divulgou nesta terça-feira (16) o roteiro que os membros da comissão farão na próxima sexta-feira (19) aos municípios de Floresta, Custódia e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro e Campina Grande na Paraíba.

          A comissão visitará o Eixo Leste da obra em parceria com o Ministério da Integração, com a presença de seis senadores, assessores, o Ministro da Integração e sua equipe, representantes do TCU, CGU, TV-Senado e convidados.

         A Comitiva sairá de Brasília as 07:00 da sexta-feira da Base Aérea com destino a Cidade de Paulo Afonso em aeronave (jato) da FAB.

         Na Cidade de Monteiro a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, (itinerante) realizará no período da tarde uma Audiência Pública com a presença do Ministro e dos senadores. 

         Além do Ministro Fernando Bezerra, estão com presenças confirmadas os Senadores Vital do Rêgo, Humberto Costa, Cícero Lucena, Cássio Cunha Lima, Inácio Arruda, Benedito de Lira e Ciro Nogueira.

        A presidenta Dilma Rousseff garantiu que as obras de transposição do São Francisco devem ficar prontas em 2015, e que até o ano que vem pelo menos 100 quilômetros já estarão prontos. Além disso, o custo foi reajustado para R$ 8,2 bilhões, e deve ainda ter novo reajuste.
VITRINE DO CARIRI