quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Populares e proprietários rurais desviam água do Sistema Adutor do Congo e Cagepa aciona MP


 30 JANEIRO 2013




DENÚNCIA:
 Um grave problema ameaça o abastecimento do Cariri Paraibano e expõe a região ao fantasma do racionamento de água, em meio à maior seca dos últimos 30 anos. A Cagepa perdeu o controle sobre a quantidade de desvios de água no Sistema Adutor do Congo e até nas ligações domiciliares nas cidades atendidas pela adutora. São várias pessoas que estão desviando a água que corre pela tubulação da Adutora e isso tem prejudicado o abastecimento da população que paga pelo serviço e não tem água nas torneiras.
A denúncia foi feita pelo coordenador regional da Cagepa, Hélio Moraes, que explicou como esses desvios penalizam a população em geral atendida pela empresa. Segundo o coordenador, o ofício destinado aos promotores públicos da região solicita que sejam adotadas medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis por esses desvios, assim como a interferência da polícia no sentido de combater a prática.
Hélio denunciou ainda que há grandes proprietários rurais que desviam tubulações de até 150 milímetros para encher barreiros e irrigar plantações de forma clandestina. “Entre as cidades de Prata e Sumé há desvios já comprovados onde a água está sendo usada para encher barreiros e até irrigar grandes plantações”, disse Hélio.
O ofício foi encaminhado aos promotores das Comarcas de Serra Branca, São João do Cariri, Taperoá, Prata, Sumé e Monteiro.
De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário