EMATER TEM TÉCNICAS PARA DIMINUIR O SOFRIMENTO DA SECA NO SEMI-ARIDO, DIZ O VICE-PREFEITO DE SANTO ANDRÉ/PB ARIMATÉA PORTO!
Preocupado com a situação provocada pela estiagem que assola diversos municípios da Paraíba, principalmente Santo André-PB, apelo pela sensibilidade do Governador Ricardo Coutinho para que junto aos técnicos da EMATER, crie e implemente no Cariri o programa barragens subterrâneas . Devido a forte estiagem que assola o Estado, principalmente nas regiões do Cariri, medidas de combate aos efeitos da seca são imprescindíveis para garantir o abastecimento humano e possibilitar a produção de alimentos e a criação de animais.
Uma das medidas que são adotadas com bastante êxito é a construção de barragens subterrâneas, que atuam na captação e armazenamento da água da chuva no interior do solo.
"As barragens subterrâneas têm sido uma alternativa viável para muitos municípios do Cariri, garantindo, sobretudo a sobrevivência com dignidade do homem do campo”.
Para garantir o abastecimento e a produção de alimentos, a barragem é instalada em locais estrategicamente situados, onde escorre o maior volume de água no momento da chuva.
A construção da barragem é feita escavando-se uma vala perpendicular ao sentido da descida das águas até a profundidade onde se encontra a camada mais compactada do subsolo.
Dentro da vala, estende-se um plástico com espessura de 200 micra por toda a extensão da parede, que, em geral, varia de 80 a 100 metros de comprimento.
"Após o plástico estendido, a vala volta a ser fechada com a terra. Nesta parede, deve ser feito um sangradouro com 50-70 centímetros de altura. O plástico impermeável barra o escorrimento da água da chuva, provoca a sua infiltração nos solo, o que reduz a evaporação. Desta forma, cria-se uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolonga por longo tempo, chegando até quase o final do período seco no semi-árido. Assim, permite ao produtor cultivar com sucesso os plantios tradicionais de grãos (milho e feijão), mas, também, produzir frutas como manga, goiaba, acerola, limão etc em plena área de caatinga e sem irrigação convencional".
M. PORTAL SANTO ANDRÉ EM FOCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário